E a qualidade de dados?

0
14


A qualidade dos dados deveria ser o primeiro passo para qualquer projeto de TI bem sucedido. BI, CRM, ERP e e-business, projetos que envolvem informações estratégicas para os resultados das organizações e para os quais grandes investimentos foram realizados, podem fracassar caso não haja uma trabalho sistemático de qualificação dos dados utilizados.

No Brasil, as soluções de qualidade de dados praticamente não são empregadas, existindo grande carência principalmente em setores do governo, como a Previdência Social, empresas de telefonia, instituições financeiras e indústria. Bancos, por exemplo, enviam a oferta de financiamento para casa própria para um cliente já proprietário de imóvel residencial; ou sobre seguro de automóvel àquele que não dispõe de veículo; entre outros “enganos” que desgastam o relacionamento com clientes e colocam abaixo qualquer estratégia de CRM.

“Um dos maiores problemas que o mercado latino-americano enfrenta hoje é não ter informação de qualidade para apoiar os processos de negócios. Importantes companhias globais procuram consultorias para criar estratégias confiáveis para realização de projetos de TI”, afirma Michael Keilen, vice-presidente de distribuição global da Firstlogic, empresa de qualidade de dados. Recentemente a Softtek firmou parceria para distribuição dos produtos FirstLogic para o mercado sul-americano e caribenho. A empresa espera conquistar pelo menos 5 grandes clientes no Brasil nos próximos 12 meses, gerando negócios de aproximadamente US$ 1 milhão.