Com 3,95% da participação de visitas, o grupo de sites de e-commerce ficou em quarto lugar na preferência dos internautas no Brasil, no mês passado. Atrás de “Internet e Computadores” (51,35%), que inclui buscadores e redes sociais, “Entretenimento” (16,87%), “Adulto” (4,74%) e à frente de “Negócios e Finanças” (3,75%). Foi o que apontou a Hitwise, ferramenta global de inteligência digital da Serasa Experian.
Dentro do grupo de e-commerce, a categoria “Classificados”, que engloba sites em que pessoas anunciam seus produtos, ficou em primeiro lugar na preferência dos internautas no país, com 31,43% de participação de visitas. A categoria “Lojas de Departamento” ficou em segundo lugar, com 22,87%. Em terceiro ficou a categoria “Moda e Acessórios”, com 13,72%. Já na quarta posição apareceu a categoria “Leilões”, com 12,20%, seguida de “Recompensas e Diretórios”, que agrupa sites como comparadores de preço, compras coletivas, sites de cupom e programas de fidelidade, com 9,65%. Depois vieram: “Esporte e Fitness” (7,61%), “Saúde e Beleza” (6,27%), “Atacado e Vendas por Relacionamento” (4,43%), “Eletrônicos e Eletrodomésticos” (3,05%) e “Casa e Jardim” (1,93%).
A região Sudeste teve 60,35% da participação de visitas aos sites do grupo “Compras e Classificados” no período de 12 semanas, terminado em 28 de junho. Seguida da região Sul, com 16,28%, Nordeste, 12,01%, Centro-Oeste, 7,80%, e Norte, 3,56%. O estado com maior participação de visitas foi São Paulo, com 34,72%, seguido do Rio de Janeiro, com 14,26%, e Minas Gerais, com 10,61%. O Paraná ocupou a quarta posição, com 7,48% de participação de visitas ao grupo de categorias no período. Já os cinco estados que menos tiveram participação de visitas à categoria no período foram Amazonas (0,43%), Tocantins (0,29%), Acre (0,18%), Roraima (0,09%) e Amapá (0,06%).