O Provar – Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração, em parceria com a Felisoni Consultores Associados, anunciou dados da pesquisa E-Commerce x Varejo Tradicional: Perfis e Preferências dos Consumidores. “O bom desempenho registrado pela economia brasileira e a maior disponibilidade de crédito direto ao consumidor, entre 2005 e 2008, contribuíram para o aumento do poder de compra da população e, conseqüentemente, para o crescimento de outros canais de vendas, como o telecomércio e a Internet”, avalia Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar.
A pesquisa também revela que, apesar da utilização da Internet por 78% dos respondentes, menos de 5,8% utilizam este canal para realizar compras de eletrodomésticos, áudio e vídeo e eletroportáteis. Destaca-se o hábito da negociação de preços ou de condição de pagamento em 85% dos respondentes, possível apenas no varejo tradicional.
As lojas especializadas e grandes redes foram citadas pelos consumidores como o canal de compras preferido. Além disso, considerando que as categorias de produtos caracterizam-se por produtos encontrados em diferentes varejistas, 94% dos consumidores afirmaram pesquisar antes de efetuarem as compras. Na escolha do local de compra, destacaram-se os seguintes atributos: condições de pagamento, prazo de entrega, atendimento, ambiente de loja e preço do produto.
Estudo – O estudo tem como objetivo avaliar o processo de escolha do canal de compra por parte dos consumidores, registrando-se tendências e hábitos, de forma a auxiliar no planejamento e execução de estratégias pelos executivos do varejo. O levantamento contou com a participação de 429 consumidores de linha branca, áudio e vídeo e eletroportáteis, da região sul da cidade de São Paulo, que já tivessem comprado pelo menos um produto dos segmentos relacionados.
Do total entrevistado, 42% enquadram-se nas classes sócio-econômicas B1 e B2; as mulheres foram responsáveis por 53% das respostas; 54% dos participantes possuem idade entre 21 e 40 anos; 58% declararam-se casados; 51% são trabalhadores com emprego formal; e 64% afirmaram ter moradia própria. Outras características da mostra são referentes aos 42% que informaram ser chefe de família, sendo que 37% têm ensino médio completo ou superior incompleto; e aos 70% dos respondentes que têm filhos, sendo que 58% têm dois ou três.