E-Consulting aponta as tendências tecnológicas para 2003

0
1

A E-Consulting, boutique digital de desenvolvimento e implementação de estratégias e serviços em tecnologia da informação, por meio do Tech Lab, seu centro de pesquisas e estudos em tecnologia, aponta as tendências tecnológicas para os negócios em 2003. A empresa lançou o estudo eletrônico anual “7 Hot Techs 2003”, que antecipa e analisa as tecnologias consideradas importantes para os mercados de TI e Telecom.

São elas: GSM/GPRS; Bluetooth; Biometria; J2ME (Java 2 Micro Edition); Web Services; Plataforma .NET; e NGNs (Next Generation Networks). “Procuramos selecionar as tecnologias que não estão em voga ou merecem maior destaque no cenário nacional, e que certamente irão impactar profundamente na forma como serão realizados os negócios no decorrer do ano. São tecnologias nas quais os CIOs, CTOs e CEOs têm de começar a pensar a partir de agora”, explica Daniel Domeneghetti, diretor de estratégia da E-Consulting.

“E-Business, CRM, Banda Larga, TV Digital, Mobile/Wireless, Java, 2,5G e Linux são tecnologias que, por serem tão comentadas durante 2002, já estão incorporadas nas discussões do mercado e, por isso, não foram inseridas neste relatório anual de cunho antecipativo”, acrescenta. “Entendemos que essas tecnologias já fazem, em maior ou menor grau, parte das ações das empresas para esse ano e, portanto, não queríamos ficar repetindo a cartilha do mercado. A idéia é indicar o que deve ser pensado em 2003 – e não necessariamente aquilo que deve ser adotado comercialmente”, diz Domeneghetti.

De acordo com a E-Consulting, a exceção fica por conta da plataforma .NET. “Porém, a agressividade da dupla Linux/Java será tanta em 2003/2004 que vemos a Microsoft em um momento de inflexão no mercado corporativo, inclusive o brasileiro, importantíssimo para o futuro de suas atividades”, comenta o executivo.