E-mails pedem mais investimentos

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O portal Beleza na Web acaba de receber a certificação da Return Path, empresa especializada em soluções de inteligência de e-mails, e, com isso alcançou 95% em seu índice de entregabilidade de emails. Além disso, sua taxa de conversão subiu em 66% e sua receita cresceu 64%. “Atualmente o Brasil ainda tem muito a evoluir para transformar o email numa ferramenta de alto desempenho e que pode trazer grande retorno, além de fortalecer o relacionamento com clientes”, afirma o country manager da Return Path no Brasil, Louis Bucciarelli.


O presidente do site, Alexandre Serodio, afirma que o sucesso da plataforma está aliado as melhorias do  canal de comunicação com os clientes, além de outros serviços oferecidos, como as dicas de beleza, “90% de nossa base de clientes é composta por mulheres, e enxergamos no email uma oportunidade de permanecer em contato com essas clientes, oferecendo-lhes não somente produtos para cabelo, perfumes, produtos para as unhas e tratamentos para a pele, mas também sugestões sobre as últimas tendências do mercado da beleza”, diz.


Iniciado em maio, o trabalho de consultoria tinha como maior desafio melhorar a entregabilidade de emails. “Produzimos conteúdo de excelente qualidade, mas devido à baixa entregabilidade, muito desse conteúdo acabava não impactando nossas clientes. Nossa base de email tem uma alta concentração de usuários de Hotmail, o que era uma dificuldade adicional, dadas as elevadas exigências desse ISP”, explica Serodio.


Com uma equipe dedicada a empresa, a Return Path fez o acompanhamento semanal, que incluía reuniões e suporte em tempo real. Já nos primeiros quatro meses, a empresa já sentiu melhora em suas campanhas de email marketing. A taxa de abertura mudou de 4,5% para 10%, somente utilizando a cartilha de boas práticas, sugerida pela consultoria. Com a certificação, esse índice subiu para 13,5%, mesmo aumentando fortemente a frequência de emails.


Em paralelo à contratação da Return Path, a Beleza na Web escolheu a All In Mail como seu novo ESP. “A consultoria da Return Path foi fundamental para que o processo de warm-up de IPs no novo ESP ocorresse de maneira tranquila, sem surpresas. Depois disso, realizamos a resolução de problemas de infraestrutura como SPF e DNS e melhorias no processo de limpeza de base, com a ajuda da All In Mail”, diz Alexandre.

 

Após a integração da All In Mail, a Beleza na Web também implementou diversas melhorias em seus processos, recomendadas pela equipe Return Path, como adaptações nos pontos de coleta de endereços, na política de privacidade e a segmentação da base por atividade de compra e engajamento.

 

A All In conta com a parceria da Return Path para agregar conhecimento a seus clientes. O trabalho em conjunto resulta na obtenção de um número  maior de remetentes/clientes certificados no Brasil. “Estamos estreitando a parceria com a Return Path e investindo em nosso departamento de entregabilidade para que nossos clientes em comum vençam seus desafios, este case do Beleza na Web demonstra que ao investir em Boas Práticas de e-mail  marketing, as empresas alcançam expressivas melhoras em seus resultados gerais”, declara o CEO da All In,Victor Popper.

 

“Existe muito a ser feito, especialmente quanto à adoção de boas práticas e estratégias de segmentação mais sofisticadas. A partir desta etapa, podemos pensar em elevar o email a um próximo nível para estreitar ainda mais a relação com nossos clientes, ao usar os ´triggered emails´ para personalizar o atendimento (emails de carrinho abandonado, estímulo a avaliações de produtos), além de integrar a comunicação por email com outros canais – como as redes sociais”, aponta o presidente do site.