A Editora Gente está lançando a obra Luxo for all, resultado de um minucioso trabalho de pesquisa de autoria de José Luiz Tejon, Roberto Panzarani e Victor Megido, que traça os diferentes perfis de consumidores e discute o atual modelo da sociedade de consumo. A conclusão é a quebra dos paradigmas do que se entende por “luxo”. Hoje, defendem os autores, é necessário ter em mente que temos que dialogar com um novo cidadão cosmopolita.
Com prefácio assinado pelo presidente do Grupo Silvio Santos, Luis Sebastião Sandoval e apresentação de Roberto Shinyashiki, Luxo for all aposta na “democratização” do mercado consumista, respeitando os anseios e a realidade de cada um. A obra é apoiada em um estudo detalhado, que inclui pesquisas de marcas e estratégias de marketing onde as companhias atendem as expectativas de seus clientes, independente de seu nicho socioeconômico.
Cada vez mais, as pessoas estão à procura da felicidade e da autorrealização também por intermédio do consumo, mas um consumo que seja sensato e que se coloca no próprio modelo de vida, relata um trecho da publicação. Atualmente, melhores condições de saúde e o conseqüente crescimento das expectativas de vida, associadas ao acesso à tecnologia e à educação, entre outros fatores, abriram portas de diferentes mercados para as empresas, permitindo a cada uma, potencialmente, entrar no mercado do luxo que é necessário. Isso significa que o consumidor de todas as classes sociais dá prioridade às garantias, de serviços personalizados e de preços acessíveis.
De acordo com o livro, o novo consumidor exerce seu poder de consumo: veste-se bem, economiza tempo viajando barato de avião, utiliza a conexão com a web para reduzir custos com telefonia, através dos comunicadores instantâneos e, enquanto faz turismo, envia torpedos, fotos e vídeos para os amigos pelo seu próprio smartphone. O consumidor dos tempos modernos quer saber cada vez mais sobre o que está consumindo. Enquanto consome, se informa. Enquanto se informa, comunica, cria links. O novo luxo é o resultado dessa criação de valores.
Um novo papel no marketing do luxo está em andamento e a consciência dos executivos sobre isso será determinante. Nada é mais confinado somente ao mundo fashion. A grande ribalta do luxo enfatiza novas mercadorias, a aristocracia das marcas acolhe novos ícones, nem sempre convencionais. Os desafios para vender e atender são, por outro lado, cada vez mais competitivos: o segredo é descobrir os sonhos dos clientes e entregar esses sonhos.
Para orientar as empresas sobre como se relacionar com seus clientes, os autores se utilizam da regra dos 4 Es – Excelência, Estética, Experiência e Ética. Eles destacam que as relações empresa-cliente dever ser permeadas por respeito e que as companhias devem investir nos relacionamentos de longo prazo.
Ficha Técnica
Livro: Luxo for all
Autores: José Luiz Tejon, Roberto Panzarani e Victor Megido
Editora: Gente
Páginas: 200
Preço: R$ 39,90