EDS anuncia ampliação

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A EDS assinou uma carta de intenções com a TAM Linhas Aéreas, que prevê a terceirização de parte da área de desenvolvimento e manutenção de sistemas de software da companhia. O projeto será viabilizado por meio da instalação, em Araraquara, interior de São Paulo, de uma nova fábrica de software da EDS.
Pelo acordo, a TAM investirá mais de R$ 50 milhões nos próximos cinco anos no projeto de terceirização. Com essa operação, o departamento de Tecnologia de Informação da TAM ganhará mais flexibilidade e poderá direcionar a sua estrutura para atender melhor outras necessidades da empresa.
Para atender a companhia aérea, a EDS investirá, com recursos próprios, numa fábrica de software em Araraquara, que absorverá a demanda da TAM, além de outros projetos. Do empreendimento instalado na cidade do interior de São Paulo, a EDS poderá, inclusive, exportar software para outras partes do mundo. Segundo Caio Rainério Silva, diretor de desenvolvimento de sistemas da EDS, “o início de operação da fábrica está previsto para fevereiro de 2005, quando a empresa contará com 150 especialistas. O empreendimento terá capacidade para empregar cerca de 500 profissionais até o final de 2005, aproveitando mão-de-obra qualificada, formada pelo cinturão de faculdades existentes na região”.
A definição da criação da fábrica de software em Araraquara ocorreu com o apoio da Prefeitura local, que viabilizou o negócio por meio da criação de incentivos fiscais e de adequações da grade curricular das universidades da região para atender as necessidades do mercado global de serviços de software. Dentre outros benefícios, a nova fábrica trará geração de empregos qualificados e aquecimento da economia na região de Araraquara.
O Portal e-TAM será um dos principais projetos beneficiados pelo processo de terceirização. Trata-se de um novo modelo de distribuição de passagens, que agrega uma série de serviços especiais aos agentes de viagens e aos passageiros da companhia. O portal foi desenvolvido pela TAM e começou a operar no Brasil em setembro deste ano. A partir do desenvolvimento de tecnologia, o portal integra todo o processo de venda – do momento da reserva até o check-in do cliente – e oferece exclusiva cadeia de serviços aos clientes e às agências de viagens, tudo pela Internet.

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