A EDS Brasil, especializada em terceirização de serviços de tecnologia da informação, foi escolhida pela TAM em novo contrato que prevê a terceirização de seu data center. Com isso, a companhia aérea conclui o processo de outsourcing em tecnologia da informação, transferindo para a EDS a operação, gerenciamento e monitoramento dos servidores, storage e aplicações, além do desenvolvimento e execução dos projetos de data center e ainda o hosting dos servidores. Os equipamentos da TAM ficarão hospedados no data center da EDS em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
A empresa optou pelo outsourcing em TI para assegurar maior produtividade, flexibilidade para aumentar ou reduzir a capacidade de acordo com a necessidade da empresa, otimizar os recursos internos de Tecnologia da Informação, melhorar a qualidade e performance, além de propiciar maior previsibilidade dos investimentos.
“Iniciamos o processo de outsourcing em março e tudo foi feito sem impacto para o nosso usuário final. O mesmo acontecerá com o data center. Desta forma, a área de TI da TAM está alinhada com o nosso planejamento que é o de ser companhia de baixo custo, que oferece o melhor serviço a preços competitivos. É esta combinação que assegura, de forma sustentável, nossa liderança no mercado doméstico com rentabilidade”, afirma Marco Antonio Bologna, presidente da TAM.
O outsourcing do data center possibilitará incremento do nível de serviço que está definido sob medida para a companhia aérea. A aliança ainda traz a expertise da EDS como apoio ao negócio desenvolvido pela TAM. Com a terceirização, o custo recorrente do serviço do data center terá redução de 10%.
Segundo Chu Tung, presidente da EDS Brasil, “esse contrato consolida a parceria com a TAM iniciada no último ano, quando as empresas decidiram pela instalação de uma fábrica de software em Araraquara, e define os pilares para que a EDS possa trazer outras soluções do segmento de transporte aéreo, agregando valor ao negócio”.