Elanco anuncia nova diretora geral no Brasil

Fernanda Hoe é a primeira mulher a ocupar a mais alta posição na liderança de multinacional desse segmento no país

0
58
Fernanda Hoe, diretora geral da Elanco Saúde Animal no Brasil
Fernanda Hoe, diretora geral da Elanco Saúde Animal no Brasil

A Elanco Saúde Animal, segunda maior empresa do setor no mundo e terceira no Brasil, acaba de promover Fernanda Hoe ao cargo de diretora geral da subsidiária brasileira. A executiva assume a posição após liderar, por quase dois anos, o time de marketing da empresa em toda a América Latina, tornando-se, assim, a primeira executiva a comandar uma multinacional em saúde animal no país. “Assumo o cargo sob o compromisso de continuar a trabalhar para o crescimento da afiliada brasileira, em um mercado extremamente competitivo e importante para a empresa, sempre com foco em ofertar as melhores e mais inovadoras soluções ao mercado, em um portfólio completo, criando a melhor experiência para nossos clientes. Acreditamos na importância da união de todos os agentes que fazem parte dessa indústria para garantir a sustentabilidade e a saúde dos animais, das pessoas e do planeta”, declarou Fernanda.

Com formação em medicina veterinária pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp – Botucatu), mestrado na University of Wisconsin (EUA) e MBA na Fundação Getúlio Vargas (FGV), a executiva está na Elanco desde 2013, com passagens por diferentes cargos, dentre os quais estão, além da diretoria de Marketing para a América Latina, a diretoria Técnica e de Marketing no Brasil, a gerência de Marketing LATAM do portfólio da divisão de Ruminantes da empresa e a liderança do setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Em nota, a Elanco informou que, ao promover uma mulher ao cargo da diretoria geral no Brasil, “reitera seu compromisso com a retenção de talentos da casa, com a inclusão e diversidade de gênero, valores que norteiam a tomada de decisões e a gestão de pessoas”. A Elanco possui hoje, globalmente, 32% de mulheres em cargos de alta liderança. No Brasil, este percentual é ainda maior, chegando a 44%. Além disso, no país, cerca de 10% dos profissionais têm mais de 10 anos de casa e, entre as promoções efetivadas no ano passado, 47% envolveram mulheres. Exemplo disso é a promoção de Rosemary Vidor, médica-veterinária com formação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e MBA em Marketing pela FGV, que agora deixa a gerência de marketing de Capabilities LATAM da empresa para assumir a posição de Diretora de Marketing Brasil e Cone Sul da Elanco. “Estes são números bastante expressivos no segmento da indústria de saúde animal em todo o mundo e refletem nossas estratégias em prol da diversidade e desenvolvimento de pessoas”, diz Adriana Santana, diretora de Recursos Humanos da Elanco no Brasil e Cone Sul.

Fernanda Hoe sucede a Carlos Alberto Kuada no cargo, a quem se reportará diretamente. Carlos será realocado em Indiana (EUA) como vice-presidente sênior comercial LATAM da Elanco Saúde Animal, posição que ocupava concomitantemente à função de diretor geral da Elanco Brasil.