Elogio empoderado

0
1
Em um ano tão conturbado, ainda com resquícios da crise, muitos foram os negócios e setores que viram seus resultados atingirem patamares não tão esperados ao longo dos meses. Nem mesmo algumas datas festivas, que movimentam o comércio, puderam ajudar muito. Para muitas empresas foi difícil manter a boa relação com seus clientes, uma vez que esses passaram a maior parte do tempo receosos com o cenário. Por outro lado, mesmo com toda adversidade, ainda tiveram aquelas que encontraram uma forma não só de manter o vínculo com o público, como fazer com que eles se sentissem tão satisfeitos a ponto de as elogiarem. E o reconhecimento não foi pouco, até porque elas conquistaram o prêmio “As Empresas Mais Elogiadas do Brasil”, do Elogieki. Um patamar que para Cinara Elias, gerente da Central de Relacionamento ao Cliente da C&C, reforça o compromisso da empresa de sempre superar as expectativas dos consumidores. “O cliente reconhece o bom atendimento e quando elogia o faz de forma sincera espontânea, o reconhecimento é gratificante. Isso prova de que estamos no caminho certo e que nossos esforços estão refletindo na linda de frente”, assume ela.
Mas ter clientes satisfeitos, com expectativas superadas, não é o único ponto em comum entre as premiadas. O conhecimento do poder de um elogio é algo que também está presente em todas. Como ressaltou Cinara, para um cliente elogiar, é preciso que ele esteja mais do que contente, uma vez que ainda não é da nossa cultura divulgar opiniões positivas, assim como são feitas as negativas. “Acreditamos que elogiar é algo diferenciado nos dias de hoje. Todo mundo reclama de alguma coisa. Mas e na hora em que as coisas dão certo? “, complementa Leonardo Castilho, head de pós-venda/e-commerce da Multilaser. Aliás, para ele, o ato de valorizar uma pessoa ou empresa trazem vantagens maiores do que retenção e fidelização. Fortalece as qualidades, provoca alegria, estreita vínculos, entre outros. “Para o negócio é ter a certeza de que estamos no caminho certo quanto ao nosso foco/objetivo: satisfação do cliente”, adiciona.
Já no caso da Endless Experience, o elogio foi tão poderoso que se tornou uma maneira de acabar com as reclamações que a empresa vinha recebendo, inclusive de pessoas que não eram suas clientes. “Alguns sites não têm filtro e colocam qualquer coisa no ar e precisávamos combater isso. Nada melhor que elogios”, declara Jorge de Souza, gerente de vendas da plataforma. Para isso, a primeira atitude foi procurar saber qual era a real opinião de seus clientes e, através de uma pesquisa de satisfação, descobriu-se uma aprovação de 94%. “Com isso, pedimos para que alguns elogiassem nossa empresa. E, hoje, temos muito mais credibilidade graças aos elogios”, afirma. 
Para a Sodexo, o elogio é base de um dos principais pilares da empresa, o reconhecimento, que acaba, inclusive, incentivando a equipe a manter a qualidade no atendimento, sendo uma grande ferramenta de motivação. Uma relação de ganha-ganha, em que o público se sente acolhido e ouvido; e os colaboradores percebem que estão fazendo algo a mais para diminuir as reclamações e aumentar a satisfação. “Assim, conseguimos premiá-los através dos programas internos de incentivo e reconhecimento”, conta Maria da Glória Amaral, gerente corporativa de experiência do cliente. 
Um retorno que o Grupo Netshoes também procura fazer com sua equipe, segundo declara Juliana Pires, head da central de relacionamento do e-commerce, todo os meses são separados cases de atendimento, que mostram a satisfação dos clientes, elogios e os diferenciais da empresa. Um material que é divulgado em todas as áreas. “Como consequência, os consumidores sentem o acolhimento da empresa e se tornam fiéis a ela”, ressalta a executiva. “Não medimos esforços para encantar nossos clientes e atendê-los da melhor maneira, com transparência e senso de urgência”. Não por menos, este já o terceiro ano consecutivo que o grupo recebe o troféu principal do Prêmio ElogieAki. 
Para ter acesso às outras matérias deste especial, clique aqui

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorResultado da consistência
Próximo artigoO que será do amanhã?