Autor: João Carlos Rego
Em 15 de setembro vindouro, pelo nono ano consecutivo, o Brasil inteiro irá comemorar “O dia do cliente”. A cada ano, a data cresce em participação e importância, passando, inclusive, a fazer parte das ações anuais de marketing de algumas das maiores empresas e entidades do País. Aliás, você já comemora? Na comemoração de 2010, teve até anúncio no intervalo do Jornal Nacional de Rede Globo (vide Youtube). E vem mais…
Isso demonstra que milhares de profissionais, empresas, entidades e organizações de todas as regiões deste verdadeiro continente que é o Brasil estão mesmo dispostos a enaltecer a figura do Cliente, prestar-lhe homenagens e agradecimentos nesse dia especial, fortalecendo e estreitando as relações comerciais. Ou seja, não somente apóiam a iniciativa, mas, também, nela investem, proporcionando novas oportunidades de negócios; colaborando para a geração de emprego e renda. Com isso, a data cumpre seus objetivos.
Desde 2003, quando tive a idéia de propor e criar “O dia do cliente”, a internet tem sido o principal veículo de divulgação e propagação da iniciativa. Foi através de milhares de mensagens e-mail, após pesquisar os endereços um por um, que consegui fazer a proposta chegar a parlamentares, líderes empresariais, jornalistas, empresários, publicitários, executivos, etc. e, assim, levar a idéia adiante e ganhar adeptos em todo o País.
Posteriormente, os primeiros exemplos de ações de comemoração também chegaram ao meu conhecimento através de mecanismos de busca da internet e foram ações de e-mail marketing, banners, hot sites, etc., ou seja, todas através da “grande rede”. Mais recentemente, enorme ampliação se deu pelas redes sociais, muito especialmente o Twitter e o Facebook, passando por blogs, pelo WordPress e pelo FlickR. A força dos exemplos levou a idéia adiante. Foi como “apagar fogueira com gasolina.” E aumentaram as ações comemorativas no “mundo real”.
Comemorar anualmente “O dia do cliente” em 15 de setembro é uma forma de reafirmar, nos demais dia do ano, nosso compromisso de bem servir e de estarmos sempre totalmente sintonizados e preparados para o pleno atendimento das necessidades, desejos e anseios de nossos clientes. Afinal, sem eles, os clientes, não haveria nem empresa, nem produto, nem serviço, nem profissão e nem posto de trabalho, não é mesmo?
Agora é hora do grande salto de qualidade; de ir muito além da internet e colocar mais “olho no olho” e muito mais calor humano nas ações de comemoração do “dia do cliente 2011”. Aliás, quem já vem fazendo isso tem tido ótimos resultados. É hora de “trazer para fora da internet” tudo de lindo que nela foi feito e que nela aconteceu, já preparando as bases para uma mega-comemoração no décimo aniversário da data em 2012.
Para comemorar, use a internet sim, mas agregue a isto uma ação real, concreta, presencial, “ao vivo e a cores”. Há tempo mais do que suficiente para programar uma grande festa em homenagem a seus Clientes. E eles merecem; você não acha?
Nada melhor do que o “brilho no olho”, do que o sorriso espontâneo, do que aquele fraterno e genuíno abraço. Nada melhor do que uma decoração surpreendente, do que promoções e ofertas atrativas, do que a satisfação dos Clientes ao se sentirem lembrados, queridos e prestigiados. Interatividade é excelente, mas nada substitui o calor humano.
O desafio está lançado e, certamente, seus Clientes ficarão agradavelmente surpresos e muito satisfeitos. E sempre é mais lembrado quem faz mais, quem faz diferente, quem faz melhor e quem faz na frente, não é mesmo? Solte sua criatividade e encante seus Clientes. Surpreenda positivamente. Deixe a indiferença para seus concorrentes.
Assim, faça do 15 de setembro de 2011 uma bela festa e faça desta festa um enorme “Muito Obrigado, Meu Cliente, por escolher a minha marca, a minha empresa, o meu produto, o meu serviço.” Envolva seus colaboradores no planejamento e preparação dessas ações E transforme a homenagem em novas oportunidades de negócios, realizando eventos e promoções, mesclando a interatividade da internet com ações reais. Isto será um grande diferencial. Experimente e depois conte seu sucesso para a gente.
Se pudesse falar para a internet, eu diria: “Dona Internet, só tenho a lhe agradecer por ter sido tão útil para levar adiante a proposta do DIA DO CLIENTE. Agora, por favor, dê-me uma mãozinha para trazer aqui para o mundo real todo esse bonito sentimento de reconhecimento e as belas homenagens. Com isso, agora em 15 de setembro, e no décimo aniversário do DIA DO CLIENTE no ano que vem, daremos ao mundo mais uma bela demonstração do calor humano que só o povo brasileiro tem”.
João Carlos Rego é palestrante e criador do “dia do cliente”