Em busca da produtividade

0
25



A Cotrisoja, associação de agricultores voltada para a produção, armazenagem, transformação e comercialização de produtos agropecuários, localizada no Rio Grande do Sul, iniciou uma reestruturação em toda a empresa com a implementação do sistema de gestão empresarial da SAP. O projeto, que consistiu na implantação dos módulos de vendas e distribuição, administração de materiais, finanças, controladoria e qualidade, foi apoiado pela Sonda Procwork, empresa de TI.

 

A decisão pelo software da SAP veio com a constatação das dificuldades em estabilizar a área financeira e garantir melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. A Cotrisoja elaborou um diagnóstico para a revisão dos processos operacionais e detectou a necessidade da adoção de um ERP para alcançar a produtividade desejada. “Nossa solução anterior foi adquirida de um fornecedor da região, que há mais de dez anos parou de atualizar o produto. Por isso a ferramenta estava ultrapassada e deixou de ser confiável”, explica Gilmar Wagner, gerente administrativo e financeiro da Cotrisoja.

 

A introdução da nova tecnologia trouxe as melhores práticas de gestão à rotina da companhia, que passou a atualizar a movimentação financeira e o estoque em tempo real. Como anteriormente as vendas e os dados armazenados nos sistemas legados passavam sete dias sendo atualizados no estoque e no setor financeiro durante a noite, os gestores eram prejudicados com a falta de informações gerenciais precisas. “Hoje o fluxo contábil pode ser acompanhado sem interrupções e podemos assegurar nossa máxima produtividade”, ressalta Wagner.

 

Após um ano e oito meses utilizando a solução, que foi implantada em sete meses, o gerente afirma que o resultado de todas as mudanças foi, no mínimo, dez vezes maior que o investimento realizado. “Tivemos uma adequação de toda a empresa paralelamente à introdução da ferramenta e já estamos prevendo uma segunda etapa do projeto, que inclui o estudo da possibilidade de adquirirmos no futuro os módulos de produção, gerenciamento eletrônico de documentos e de armazenamento das informações corporativas em bancos de dados (Business Warehouse)”, afirma ele.