Em prol da juventude

0
4
A iniciativa global YouthSpark, parte do programa de cidadania corporativa da Microsoft, completa um ano com a marca de 2,5 milhões de jovens brasileiros beneficiados. Na América Latina, são mais de 15 milhões de jovens impactados por projetos que têm em comum o objetivo de capacitar e gerar oportunidade de emprego e empreendedorismo.
No Brasil, esse trabalho vem sendo feito por meio de programas como o BizSpark, que apoiou no último ano fiscal (encerrado em junho) mais de 600 startups com a oferta gratuita de softwares e serviços da Microsoft, e o DreamSpark, por meio do qual universitários e alunos do Ensino Médio realizaram gratuitamente cerca de 500 mil downloads de softwares para desenvolvimento e design.
“O desenvolvimento social e o crescimento econômico sustentável dependem fortemente do trabalho feito em prol da juventude. É esse senso de responsabilidade para com os jovens que motiva as iniciativas de formação e capacitação tecnológica conduzidas pela Microsoft”, afirma Katia Gianone, diretora de cidadania e comunicação corporativa da Microsoft Brasil.
De acordo com um estudo da International Youth Foundation, IYF, a “taxa de desemprego global entre jovens com menos de 25 anos é de 12,7%, mais do que o dobro da taxa de desemprego do restante da população. Precisamos fazer ecoar o apelo por uma estratégia ampla para lidar com os problemas que afetam as vidas desses jovens. É essencial ajudar a juventude a transformar sua paixão inata em potencial para inovação, para que possam construir um futuro melhor”, diz Bill Reese, presidente da IYF.
No país, a Microsoft estabeleceu parcerias com diversas organizações a fim de ampliar o poder de alcance da iniciativa. Os Institutos Empreender e Crescer, o Comitê para a Democratização da Informática, CDI, e a Associação Telecentro de Informação e Negócios, ATN, são alguns dos aliados da Microsoft em programas voltados para a capacitação em tecnologia e aprimoramento da educação de jovens, com o objetivo de alavancar oportunidades de empregabilidade e empreendedorismo. Rodrigo Baggio, fundador e presidente da CDI, foi, inclusive, um dos convidados a fazer parte do YouthSpark Advisors, grupo de líderes de instituições de todo o mundo com foco em jovens criado pela Microsoft e anunciado hoje.