Tal qual qualquer projeto criado, as campanhas publicitárias também necessitam de um mote, uma missão. Caso contrário, elas podem seguir sem um fundamento e não fazer sentido para o público. Um trabalho que faz parte tanto das empresas quanto das agências, juntas elas devem estabelecer o alvo que se deseja atingir com a mensagem passada. Aliás, sem tal etapa definida, torna-se praticamente impossível criar qualquer ação. No caso da Friboi, o objetivo foi muito além de reforçar um posicionamento ou divulgar um novo produto. Mas, com sua estratégia de comunicação, procuraram mudar o comportamento do cliente no momento da compra da carne. “Antes, eles iam ao açougue e pediam um quilo de patinho. Hoje, existem outras questões que entram na hora da decisão sobre a compra da carne, eles passaram a ter uma relação diferente com a categoria. De onde vem a carne? Qual a origem dela?”, comenta Maria Eugênia Rocha, gerente de marketing executiva da JBS.
Ela conta, ainda, que fazer com que o público se preocupasse com o processo de escolha do produto foi resultado de uma comunicação criada com base no ideal de fazer a marca em si ser conhecida e não o que se vende. “Conseguimos plantar a questão da confiança, que, além de ser o nosso conceito, é algo que está mexendo de forma geral com o setor.” Dessa maneira, no planejamento de uma nova campanha, as agências que forem participar da parceria já possuirão esse objetivo em mente. Além do que, esse é um insight que, por ter o consumidor em mente, já tem um grau de importância maior. “Entender os desejos e necessidades do público é determinante para o sucesso da campanha”, acrescenta a executiva.
Sem contar que saber sobre as necessidades dos clientes e tê-los como missão pode ajudar, e muito, na hora de criação de uma mensagem e evitar que algum possível deslize ocorra. “É imprescindível traduzir a mensagem chave da melhor forma possível, seja em peças ou campanhas”, comenta Maria. “A comunicação da marca Friboi sempre mostrou ao consumidor a importância de comprar e consumir carne com procedência de origem e garantia de qualidade. E, foi em cima desse território que construímos a confiança.” Um ambiente também criado por meio de uma comunicação pautada tanto nas mídias tradicionais, como TV, quanto nas redes sociais. Integrando os canais para que a campanha fosse disseminada e atendida a uma maior quantidade de pessoas.