O consumidor de shopping continua reduzindo suas visitas aos centros comerciais em todo o país. O Iflux, índice que mede a atividade comercial em shopping, desenvolvido pelo Ibope Inteligência e pela Mais Fluxo, registrou em setembro queda de 3,5% em relação ao mesmo mês do anterior. Esse é o terceiro mês de queda consecutiva e o segundo pior resultado do ano. Atrás apenas de abril, quando o índice registrou queda de 3,7%. Em números absolutos, o Iflux de setembro representa menos 7,5 milhões de visitas aos shoppings do país.
Mas nem todos os shoppings estão vivendo a mesma situação. Aproximadamente um terço deles apresentam aumento de fluxo na comparação com setembro de 2015. Os shoppings que continuam se mostrando mais resistentes à perda de fluxo são aqueles classificados como “dominantes em seus mercados”.
De acordo com a classificação do Ibope Inteligência, são dominantes os shoppings que têm mais de 45 mil m² de ABL (Área Bruta Locável), mais de quatro anos de operação, atuam em mercados onde há concorrência e apresentam diferencial competitivo claro em relação aos demais shoppings do mercado. Neste grupo, a maior parte dos centros comerciais (69%) registra alta no fluxo de clientes. O que resulta em um crescimento médio de 2,8% em relação a 2015.