EMC e HP unem tecnologias para armazenamento de dados

0
2

A EMC Corporation e a HP, empresas de soluções para armazenamento corporativo de dados, firmam acordo de licença tecnológica para algumas interfaces de programação de aplicações (APIs) para sistemas de Storage. Ao compartilharem tecnologia, as duas companhias estarão facilitando o desenvolvimento próprio de aplicações para o gerenciamento de armazenamento de dados em seus sistemas. Tanto a EMC quanto a HP acreditam que este tipo de acordo pode servir como um modelo para acordos com outras empresas e, com base nisso, acelerar o progresso da indústria em relação aos problemas atuais dos clientes sobre a interoperabilidade de sistemas.

Estimativas de analistas de mercado mostram que a tecnologia dos sistemas de armazenamento de informações objeto deste acordo representa mais de 70% do faturamento total do segmento de Storage externo (RAID) em rede registrado em 2001, e mais de 50% do faturamento no segmento geral de Storage externo em 2001.

Segundo os termos do acordo, a EMC licencia as APIs para suportar as funções de controle e detecção automática de presença de dispositivos com os sistemas EMC Symmetrix e EMC CLARiiON. Já a HP licencia as APIs para suportar as funções de controle e detecção dos sistemas HP StorageWorks Virtual Array (VA) e HP StorageWorks XP.

Este acordo é uma extensão de um contrato anterior assinado entre EMC e Compaq, empresa que se uniu à HP em maio último. O acordo anterior incluía o suporte à API dos sistemas de armazenamento EMC Symmetrix e EMC CLARiiON e dos sistemas Compaq StorageWorks Enterprise Virtual Arrays e StorageWorks Modular Array. Além disso, as empresas definirão níveis de suporte cooperativo, para que os usuários finais das respectivas soluções de Storage possam ficar seguros de que cada fabricante vai oferecer o suporte necessário para suas configurações.