Empecilhos para o crescimento do e-commerce

0
3

Quais são os entraves que dificultam que o e-commerce brasileiro cresça? Essa foi a questão que norteou a conferência “A visão dos empreendedores e investidores”, no evento E-merging Markets, que ocorreu nos dias 29 e 30 de novembro. Um fator destacado foi a necessidade de uma reforma tributária. “Principalmente os impostos de trabalho são muito grandes, o custo do empregado brasileiro é bem alto”, diz Alec Oxenford, fundador e CEO da Olx. O executivo também aponta a importância de se investir em tecnologia, para melhorar o acesso a internet. “O Brasil tem aproximadamente 75 milhões de usuários de internet, no mundo são 1800 milhões de usuários, ou seja, nosso número ainda é muito pequeno”, indica Oxenford.
E como incentivar novas iniciativas de e-commerce? De acordo com Oxenford, a maioria dos projetos importantes de internet no Brasil receberam capital de instituições estrangeiras. Para que ocorram mais starups, o mercado brasileiro tecnológico e de capital tem que ter mais incentivos. Além disso, o executivo acredita que os empreendedores do Brasil têm que parar de pensar apenas em investir apenas no país natal, passando a agir globalmente. “Não é muito mais difícil saber satisfazer as necessidades do usuário em Belo Horizonte, Lima ou China. O mercado é totalmente globalizado por conta da internet”, explana.
Eric Acher, co-fundador & managing partner da Monashees Capital, discorda. “Espero que a gente veja várias empresas globais brasileiras, mas estamos longe disso”, relata. De acordo com ele, cada país tem uma cultura e uma visão de mundo muito diferente dos outros e internacionalizar exige um trabalho maior, que pode dificultar o desenvolvimento de quem ainda está entrando para a área das vendas on-line. “Tentando expandir muito cedo, pode-se criar uma distração demasiadamente grande em um momento em que a empresa tem que ter foco em conseguir atração no Brasil. A gente tem um mercado grande que permite começar construindo uma trajetória aqui”, explica.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPensadores Brasieliros
Próximo artigoCVC tem novo presidente