Empresas de TI criam Enterprise Grid Alliance

0
1

Um grupo composto por empresas de tecnologia do mercado internacional lançou este mês a Enterprise Grid Alliance (EGA), um consórcio formado para desenvolver soluções de Grid Computing para o mercado corporativo e agilizar a sua adoção. Essa instituição quer promover a nova tecnologia que permite o compartilhamento de grupos de computadores, discos e redes. Assim, empresas e organizações conseguirão alocar seus recursos de processamento e de computação de forma dinâmica, à medida das demandas de suas diversas áreas e departamentos.
A EGA é uma comunidade aberta e independente, não vinculada a nenhum fabricante específico, que cuida dos requisitos de curto prazo para a implantação de aplicações comerciais em um ambiente em grid. Seu foco inicial de trabalho recai sobre as áreas de modelos de referência, provisionamento, segurança e contabilidade. O consórcio procurará solucionar os problemas enfrentados pelas organizações no uso de grids empresariais, valendo-se de práticas recomendadas e soluções abertas e interoperáveis. Concentrando-se exclusivamente nas necessidades dos usuários empresariais, a EGA permitirá que as empresas enxerguem as várias vantagens do grid computing, como a rápida adaptação às necessidades dos negócios, o melhor uso dos recursos de TI, a melhoria do nível do serviço de TI e custos operacionais menores.
“Grupos de definição de padrões como a Enterprise Grid Alliance serão fundamentais para o desenvolvimento do grid computing empresarial nos próximos cinco anos”, calcula Dan Kusnetzky, vice-presidente de pesquisa de software para sistemas do International Data Corporation (IDC). Para o representante do IDC, ao trabalhar em conjunto com outras alianças de grid, a EGA ajudará a definir soluções e especificações essenciais para que as organizações adotem o grid computing empresarial.
O primeiro conselho da EGA é formado pela Oracle, EMC, Fujitsu Siemens Computers, HP, NEC, Network Appliance e Sun Microsystems. Outros membros fundadores são AMD, Cassatt, Cisco Systems, Citrix, Data Synapse, Enigmatec, Force 10 Networks, Novell, Optena, Paremus e Topspin. Além de criar um fórum aberto que congrega empresas de software, hardware e serviços, além de usuários finais, a EGA deve trabalhar com outros consórcios e organizações de definição de padrões de TI no intuito de promover soluções integradas de grid empresarial e aumentar as adesões à tecnologia.