Pesquisa encomendada pela Unisys à IDC sobre o fenômeno da “Consumerização de TI” no Brasil – uso de dispositivos móveis pessoais no ambiente corporativo – aponta que as empresas estão adotando novas tecnologias mais lentamente do que seus funcionários imaginam. O estudo ouviu 306 iWorkers (funcionários que utilizam as tecnologias da informação como parte de seu dia a dia) residentes no País e 101 executivos de TI de diversas organizações localizadas nas principais cidades do Brasil.
De acordo com os resultados, 11% dos funcionários brasileiros entrevistados disseram que as empresas onde trabalham adotam novas tecnologias em seu cotidiano, como smartphones, iPhones, netbooks e até mesmo o uso de aplicações de redes sociais, logo que as tecnologias são lançadas. No entanto, apenas 2% das organizações consultadas no Brasil afirmam tomar essa medida tão rapidamente.
O levantamento indica que, na realidade, 41% das empresas no País afirmam que adotam novas tecnologias bem tarde, ou seja, depois que as tecnologias já estão consolidadas no mercado. Porém, apenas 10% dos trabalhadores acreditam que as organizações onde atuam demorem tanto para implementar novas tecnologias.
Ainda assim, a pesquisa revela que, em comparação com a média global – isto é, com os outros oito países consultados – as empresas brasileiras adotam tecnologias com mais rapidamente que as organizações no exterior. 29% das empresas no Brasil tomam essa medida em um prazo razoável, enquanto a média global é de 21%.