O Grupo Energisa adquiriu solução completa de business intelligence da MicroStrategy, implementação que deverá estar finalizada até dezembro deste ano. “Nosso principal objetivo ao optarmos por uma solução de BI é podermos contar com uma ferramenta de exploração e análise capaz de suportar as necessidades do Centro de inteligência de combate às perdas não técnicas (Cicop) do Grupo”, diz Francisco Setúbal, gerente do departamento de sistemas responsável pelo suporte ao Business Intelligence da Energisa e subordinado à diretoria de TI do Grupo Energisa.
Características funcionais da plataforma de BI, como Ad Hoc Query, Reports, Dashboards, OLAP, Predictive Modeling e Metadata, atenderam os requisitos exigidos pela empresa em sua RFP (Request for proposal). O pacote que está sendo fornecido inclui os produtos Microstrategy Architect, Microstrategy BI Developer, Microstrategy Professional Report Olap Client e MicroStrategy Web Report Client (Reporting Bundle). Iniciado em fevereiro, o projeto atingirá as cinco distribuidoras do grupo, três delas localizadas na região Nordeste, uma na Zona da Mata de Minas Gerais e uma em Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro, e que respondem pelo atendimento de 6,5 milhões de habitantes em 352 municípios.
Setúbal ressalta que, inicialmente, a solução da MicroStrategy irá subsidiar o processo de tomada de decisão do Cicop. Com isso, será possível melhorar a relação de custo x benefício dos investimentos e despesas na prevenção e combate às perdas não técnicas. Estarão disponíveis informações sobre os 2,1 milhões de consumidores, unidades consumidoras, faturamento, perdas elétricas, inspeções, regularizações, entre outras, que serão enviadas para usuários dos níveis estratégico, tático e operacional.
“Esperamos migrar em breve os esforços de extração e validação dos dados para o de análise de informações. A expectativa é obtermos no mínimo 6% de ganho de produtividade nas atividades de combate às perdas. No entanto, embora a prioridade nesse momento seja consolidar a arquitetura da solução que está sendo construída, existem diversos estudos e planos futuros em andamento para a ampliação da utilização da MicroStrategy dentro da Energisa”, finaliza Setúbal.