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Engajados em futebol e nas marcas?

O futebol é realmente o esporte preferido na maioria dos países, é o que ponta o estudo Fans.Passions.Brands, feito pela Havas Sports & Entertainment, HS&E, e desenvolvido em parceria com o Annenberg Innovation Lab da University of Southern California, USC. A pesquisa teve como objetivo analisar o comportamento dos clientes fãs de esportes, em especial do futebol e a relação com as marcas que patrocinam times, jogadores e eventos esportivos. No estudo, participaram 21 mil pessoas de 15 países, incluindo o Brasil. Desse total, mais da metade (52%) prefere assistir ao jogo da sua seleção nacional, mais do que acompanhar competições de times locais. No Brasil, onde 1.248 pessoas responderam as questões, esse número chegou a 57% e praticamente todos (92%) disseram ter algum interesse em futebol. Para 46% dos brasileiros o ato de torcer pelo time de coração, seja a seleção nacional ou o clube local, é importante na vida deles.
 
Os dados ainda comprovam que a conexão desse público com o futebol é intensa: 63% gostam de acompanhar histórias sobre o time e seus jogadores; 42% se sentem integrantes do time favorito; 45% pensam no clube mesmo quando não estão assistindo ao jogo; 46% dizem que o time escolhido diz muito a seu respeito (se referindo à personalidade) e 59% acreditam que atividades antes e depois dos jogos, como o consumo de conteúdo esportivo, são elementos importantes na vida de um torcedor. Quando questionados se são fãs do seu time: 45% disseram ser fãs dedicados, 40% fãs comuns (na média) e 11% se caracterizaram como um “fã casual”.   
Além disso, o Fans.Passions.Brands também avaliou a relação desses torcedores com as marcas que patrocinam seus clubes e jogadores prediletos. A grande maioria dos brasileiros demonstrou uma boa aceitação aos patrocínios e disse ter conhecimento das empresas patrocinadoras, sendo que 77% conseguiram lembrar pelo menos uma marca relacionada aos times e jogadores favoritos. Ainda 53% disseram até três marcas que investem no seu clube do coração.  Cerca de 44% dos brasileiros entrevistados procuram conhecer mais sobre a proposta da companhia que está patrocinando seu time, seus produtos e serviços. A ação de patrocínio aos clubes ainda melhora a imagem da marca junto aos torcedores, dizem 61% deles (contra 49% no consolidado global). Já 42%, revela ser frequente ter contato com a marca pela primeira vez devido a um patrocínio à equipe ou aos jogadores que acompanham, ou até aos eventos esportivos (superior aos 22% na média geral dos países). E 56% sentem apoiar o time ao usar produtos e serviços das companhias que investem no clube.
“Esses números comprovam como o futebol está inserido como uma verdadeira paixão no dia a dia dos brasileiros, que vivenciam a experiência de assistir ao jogo de futebol com emoção. Isso faz a diferença no vínculo cultural com o esporte. O estudo também apontou que o marketing esportivo possui adesão pelos brasileiros, que têm uma boa aceitação às ações de patrocínio no futebol”, afirma Bruno Baracho, diretor geral da HS&E Brasil.

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