O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Engajamento nas redes sociais

Autor: Marcelo Forlani
Diz a propaganda do posto de gasolina que o brasileiro é apaixonado por carros, mas parece que depois do futebol, a grande paixão é mesmo pelas redes sociais. 
Já vivemos grandes ondas por aqui no Fotolog, Orkut, Twitter, Tumblr e agora, mais do que nunca, temos o Facebook com uma taxa de crescimento enorme a cada mês. O Brasil possui atualmente 67 milhões de contas no Facebook, segundo dados da rede social, o que torna o país o segundo maior em presença mundial, ficando atrás dos Estados Unidos.
As marcas querem estar lá aparecendo, e para isso gastam fortunas para “comprar” likes e aumentar o volume de tráfego em suas páginas. Mas na Internet, ao contrário do que dizem os spams que prometem fazer crescer sempre, tamanho não é documento. 
É possível ver por aí páginas com milhões de likes e quase ninguém comentando o que está sendo postado por lá. É a mesma coisa que encher o Maracanã para um show, mas ter todo este público na fila do banheiro ou comprando algo no bar no momento que a banda sobe ao palco. 
Este interesse (ou não) pelo que está sendo postado é chamado nas mídias sociais de engajamento. No twitter, conta-se o número de RTs. No instagram, as curtidas e comentários. E no facebook, soma-se à lista também os compartilhamentos. 
Ao ver que um post seu ou de sua marca está gerando um alto nível de engajamento, tem-se a certeza de que a mensagem chegou ao seu receptor e que ele, agora, passa a ser também um retransmissor. É o melhor dos mundos, pois os amigos dos amigos – que não receberiam a mensagem – agora podem também ter acesso a ela sem nenhum esforço seu.
 
Por isso, mais do que olhar números absolutos de fãs, é preciso ver o que eles realmente gostam, acompanham e têm orgulho de postar. Isso sim é o que vai fazer dele um fã para valer.
Marcelo Forlani é editor do Omelete, portal de conteúdo de entretenimento inteligente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima