EPAVI atualiza sistema de comunicação

0
1


O Pensando em atualizar os sistemas de comunicação, o Grupo EPAVI (Empresa Portoalegrense de Vigilância) encontrou na Brasil Telecom a solução. O projeto visou a instalação de um projeto de convergência em Tecnologia da Informação e telecomunicações e sinergia entre sistemas de voz e dados, de modo que a EPAVI pôde garantir total segurança aos clientes e reduzir custos.

A Brasil Telecom instalou rede internet de alta velocidade BrTurbo, funcionando com Wi-Fi para os computadores dentro da sede da empresa. Esta rede é convergente com a rede celular da Brasil Telecom GSM, em que a tecnologia GPRS (General Packet Radio Service) permite transmitir voz e dados pelo mesmo aparelho, além de automaticamente fornecer a localização do portador de cada um deles. O Grupo EPAVI adquiriu também um sistema de ligações 0800, para facilitar o acesso do público aos serviços, e passou a contar com um PABX digital, de discagem direta a ramal.

O diretor de tecnologia da EPAVI, Venor Carlos Gomes, conta que, desde o início, já havia a intenção de encontrar uma solução de comunicação total sem fio, e que os resultados foram surpreendentes. “De fato, a redução nos custos foi notável. E a eficiência aumentou muito”, comenta Venor.

“Além disso, antes a empresa usava rádios, que, além de obsoletos, são caros – os aparelhos, as antenas, os no-breaks – e, ainda, tinha gastos com a manutenção de todo esse aparato. Além disso, o sistema de rádio usado anteriormente exigia que as antenas dos rádios pudessem ‘se enxergar’; já o sistema de celulares da Brasil Telecom para essa função é mais eficiente e quase não pede manutenção”, compara Arli Nunes, gerente de tecnologia da Oftel, revenda que comercializou a nova tecnologia para a EPAVI.