A Epson, empresa de tecnologia para impressão, acaba de implantar um sistema de automação desenvolvido pelo CPqD, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, para realizar a integração da rede de assistência técnica espalhada pelo Brasil. Ao todo são 150 Centros de Serviços Autorizados (CSA) que serão interligados ao callcenter, à área de logística e aos laboratórios da empresa, com o objetivo de contribuir para a redução dos custos operacionais e para o aumento da produtividade.
Utilizando incentivos da Lei de Informática, o sistema desenvolvido pelo CPqD emprega tecnologia Java e dispõe de funcionalidades como consultas à garantia de equipamentos, relatórios de atendimento, planejamento de consumo de material e de estoque. Primeiramente foram implantadas versões piloto em algumas autorizadas, para que só então a solução recebesse a homologação de sua versão final.
“O sistema entregue à Epson contribuirá para otimizar os processos internos da empresa trazendo agilidade ao atendimento. Mais uma vez, o projeto seguiu a premissa do CPqD de realizar trabalhos que venham impactar positivamente no resultado operacional de seu parceiro tecnológico “, comenta Carla Guimarães, gerente de mercado do CPqD.
Por proporcionar o acompanhamento on-line de todos os atendimentos realizados pelas autorizadas, o novo sistema permitirá que a Epson controle, em tempo real, o desempenho de cada uma das assistências de sua rede credenciada, no que diz respeito a prazos, qualidade e custos do atendimento. “Antes da implantação do sistema, esse acompanhamento acontecia após 30 dias do registro do atendimento. Agora, será possível visualizar melhor o atendimento e, assim, direcionarmos ações para elevar a qualidade do serviço prestado ao consumidor”, comenta Cláudio Dias dos Santos, gerente de suporte técnico da Epson.
A meta da empresa é chegar a 85% de reparos realizados em até cinco dias úteis. “O sistema do CPqD é uma ferramenta que vem contribuir para alcançar o nosso objetivo de aumento do nível de satisfação de nossos clientes”, afirma Cláudio.