Equifax lança sistema para reduzir inadimplência

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A Equifax, empresa de informação e inteligência para decisão e gestão de negócios, anuncia ao mercado brasileiro o Equifax Cobrança Acadêmica, sistema que auxilia instituições de ensino na definição de políticas e determinação de medidas para reduzir os níveis de inadimplência entre os alunos. Estima-se que somente no Estado de São Paulo 500 mil estudantes estão inadimplentes com escolas e faculdades.

O sistema identifica as chances de recuperação das dívidas e define estratégias de redução de custos que envolvam a cobrança. A ferramenta utiliza modelos de score, de localização, negativação, workflow interno/externo e cobrança externa. O produto se apresenta em cinco módulos distintos contendo score e estratégias, work-flow intero e externo, terceirização de cobrança e consultoria com capacidade de criar e sofisticar o processo de cobrança atendendo a necessidade de cada instituição de ensino.

“Cobrar todos de uma vez não resolve o problema de inadimplência das instituições de ensino”, alerta Lusane Baia, gerente de produtos da Equifax, que atuou no desenvolvimento da ferramenta. “O Equifax Cobrança Acadêmica auxilia as instituições a terem foco na cobrança dos inadimplentes que mais oferecem chances de pagar as dívidas”, revela.

A executiva aponta que pela lei, as escolas não podem impedir que um aluno inadimplente continue freqüentando as aulas, faça prova e receba diploma de conclusão de curso, mesmo com mensalidades em atraso. Porém, a negociação da dívida pode ter melhor direcionamento com definições de estratégias de cobrança que reduzam custos e que dêem foco nos alunos com mais condições de efetuar o pagamento.

O Equifax Cobrança Acadêmica tem como características definição e parametrização da política de cobrança das instituições, acompanhamento do andamento processual, negociação de acordos e recebimentos, emissão de documentos (boletos, confissão de dívidas, contratos etc.), gestão de formalização de documentos referentes à negociação, administração de metas individuais dos cobradores internos e externos, renegociação de dívidas, acompanhamento de campanhas de cobrança, distribuição e gestão das dívidas em poder de cobrança terceirizada, controle da atuação dos escritórios de cobrança interna e externa e prestação de contas automáticas para os escritórios de cobrança.