Era 2.0 cada vez mais forte



A E.life, empresa de inteligência de mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais, relacionou as nove principais tendências do universo 2.0 para 2013, com base em seus estudos. Confira:

 

1. PMEs vão investir mais em redes sociais

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Deloitte em 2012, e veiculada na revista Exame, 51% das PMEs investem em soluções de CRM e mídias sociais para aumentar o volume de vendas. Acreditamos que as pequenas e médias empresas serão uma grande força para os negócios on-line nos próximos anos.

 

2. Métricas dão lugar às KPIs e redes sociais sobem na escala de prioridades das empresas

À medida que o monitoramento de redes sociais evolui e os diretores de grandes empresas percebem que essa ferramenta não serve apenas para acompanhar a performance de campanhas, novas demandas do planejamento estratégico passam a utilizar as informações coletadas. A ideia é encontrar dados que reflitam os hábitos de consumo do consumidor e procurar compreender como estes podem ser estratégicos para os negócios.

 

3. Big Data

Graças à explosão de informações que a Internet, em particular a mídia social, proporcionou, o termo Big Data passará a ser obrigatório também em reuniões de marketing digital. O desafio de como lidar com um volume exponencial de dados internos e externos será real em 2013.

 

4. Segunda Tela e Social Curation

Dois estudos recentes da E.life mostram que o hábito de usar as redes sociais e a TV simultaneamente é prática recorrente no dia a dia dos telespectadores ao redor do mundo. Devemos então esperar em 2013 campanhas mais sociais usando hashtag ou outras formas de integração às redes sociais ainda no primeiro semestre. Uma destas formas é o uso de redes sociais ou plataformas de Social TV para fazer curadoria de conteúdos da TV, como eventos televisionados. Imagine um aplicativo social que apontasse o mapa completo dos eventos esportivos na TV?  Estes apps devem guiar o telespectador no consumo de conteúdos da televisão.

 

5. Ascensão do mobile

Dispositivos móveis como smartphones e tablets respondem cada vez mais pelo acesso a redes como Facebook e Twitter no Brasil. Estes dados não deixam dúvidas que a mobilidade tem um grande futuro como uma das telas da “vida” dos consumidores. Porém, é preciso entender que novas interfaces e mecânicas de comunicação devem ser definidas para dispositivos móveis.

 

6. Social CRM: maior participação no atendimento ao consumidor e novos formatos

O atendimento nas redes sociais deve se sofisticar com a utilização de aplicativos de atendimento, como o autoatendimento e o Unsourcing, onde consumidores respondem consumidores em dúvidas mais comuns em que não seja preciso acessar um banco de dados na empresa.

 

7. SaaS em todo lugar

“Todo mundo na nuvem agora mesmo!” Será o grito de guerra ouvido ao redor do mundo em 2013. Se em 2012 a Amazon, a Microsoft e o Google estavam aperfeiçoando e divulgando seus serviços de cloud-base computing, em 2013 eles vão se preparar para colher dezenas de milhares de clientes no mundo todo. CEO, CFO e CTOs concluirão, ao mesmo tempo, que migrar o sofware para nuvem é muito, mas muito mais barato.

 

8. Varejo social e conectado

O varejo vai aos poucos se integrando às redes sociais. Em 2013, os lojistas perceberão que check-ins no ponto de venda e programas de fidelidade baseados em redes sociais vão contribuir bastante não apenas para atrair os consumidores ao ponto de venda, como também para promover nas redes as ações mais “curtidas” ou lojas visitadas.

 

9. Realidade Aumentada

O consumidor deve esperar projeções mapeadas e realidade aumentada cada vez mais presentes no ponto de venda e em locais de grande tráfego de pessoas. O trade marketing vai começar em 2013 a incorporar estas novas tecnologias para atrair o consumidor ao estabelecimento e mantê-lo durante mais tempo neste espaço. Aplicativos que reconhecerão embalagens e trazem mais informações sobre um produto podem diferenciá-lo no ponto de venda ou mesmo aumentar sua percepção de valor.

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