Espelho de uma década

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Há dez anos, as grandes preocupações não eram as redes sociais, nem os novos perfis de clientes. Eram apenas as grandes mudanças que a Internet estava provocando nas relações de consumo. Porém, nesse período o mercado passou por outras profundas transformações. Para espelhar essa década, a ClienteSA reuniu profissionais que de forma direta contribuíram – e continuam contribuindo – com a atividade. Protagonistas dessa evolução, eles pontuaram o que consideram os fatos mais relevantes ao longo destes anos. O resultado é mais que um mapeamento histórico, uma reflexão sobre o mercado.
Leia em nosso material jornalístico exclusivo opiniões sobre as principais mudanças da década: 
Multiplicação de canais faz com que o cliente perceba sua importância para as marcas
Facilidade de crédito no país impulsiona o desenvolvimento do setor
Novas canais de comunicação dão visibilidade a opinião dos consumidores
Proximidade e comprometimento são características básicas para o bom relacionamento
Clientes estão questionando mais atitudes comportamentais e éticas do que técnicas
Apesar da profissionalização, mercado ainda precisa se reinventar para continuar crescer
Mudaram os canais, mas os objetivos do relacionamento ainda são os mesmos
Cresce a necessidade de oferecer produtos e serviços ao gosto do consumidor
Visão sobre a atividade de recuperação de crédito passa por grande transformação
Principal mudança no comportamento do cliente foi a maior busca por qualidade, revela diretora da Tam
Já não é só formalidade legal, estar alinhado ao CDC contribui para imagem da marca
Empresas já sabem a importância das campanhas de incentivo e dos programas de fidelidade
Uma década de evolução possibilitou que interação com o cliente saísse do papel
Prioridade das empresas é conhecer os clientes pata entregar o que desejam
Evolução do mercado trouxe novas possibilidades de contato, mas não excluiu a interação humana
“É mais lucrativo manter os consumidores”, afirma superintendente comercial da Unimed Seguros
Novas soluções permitiram ampliar formas de atender o cliente e conhecer suas necessidades
Crescimento da classe C e internet impulsionaram transformação
Ainda há muito que fazer no mercado de relacionamento, aponta presidente da ABO
Apesar da profissionalização, mercado ainda precisa se reinventar para continuar crescer
Entender o cliente se tornou essencial para atender necessidades específicas
Clientes estão mais conscientes e críticos, o que estimula concorrência
Acesso à informações gerou mudança no hábito do consumidor
Área de relacionamento ganhou mais importância nas empresas nos últimos anos
Relação com o consumidor ficou mais próxima e afetiva
Conhecer o consumidor e satisfazê-lo é cada vez mais indispensável para continuidade das empresas
Internet abre as portas para comunicação direta com o cliente
Mais engajados, consumidores exigem um relacionamento mais próximo com as marcas
Os tempos mudaram, mas a qualidade dos produtos e serviços continua sendo um diferencial
Cresce a consciência das empresas em relação à importância do consumidor
Executivo da Localcred aponta a aceitação da terceirização como principal mudança da década
Consumidor de baixa renda agora compra muito mais pela internet, mas não deixa de ir às lojas físicas
Novas tecnologias ampliam possibilidades de captação, fidelização e contato com o cliente
Presidente da Abemd comenta como as mudanças do mercado criaram uma nova cultura de relacionamento
Superintendente do Itaú aponta as principais mudanças na gestão do relacionamento
A importância das ouvidorias públicas como representantes do consumidor
Aumento no número de canais permite um atendimento mais efetivo
Presidente da Golden Cross aponta as diversas fases da evolução do mercado
Apesar do temor, hoje há projetos de crescimento em número de postos bancários
Cliente quer ser tratado como único, e empresas precisam compreender a pessoalidade dos contatos