Está na hora de acelerar o passo

0
13


Qual o grau de investimento e atenção que as empresas brasileiras estão destinando para portais corporativos? Eles ainda são vistos apenas como elementos de TI? Buscando responder a estas e outras perguntas, a Plena Consultores, especializada em portais corporativos e gestão do conhecimento, criou a pesquisa IMP – Brasil 2005, iniciativa encabeçada pelo diretor executivo, Ricardo Saldanha. A partir de 157 instituições diferentes, oriundas de todo o Brasil, a Plena realizou uma análise crítica dos dados colhidos e consolidados, originando um relatório que está à venda no site da empresa. A pesquisa, também, será apresentada pelo consultor da Plena, Silvio Rodeguero, no evento do IBC sobre Portais Corporativos, seminário que será realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, em São Paulo.

Os resultados do IMP – Brasil indicam claramente que nossas organizações precisam acelerar o passo, já que iniciativas de portais são complexas por natureza, demandando um razoável tempo para o planejamento e implantação (dependendo do porte da empresa e outros fatores, estamos falando de algo entre 2 a 5 anos de projetos consecutivos, que configurem um programa amplo de construção do ambiente digital integrado). Conforme indica a pesquisa, menos de 8% das organizações participantes avançaram a ponto de construírem um ambiente onde a integração e a colaboração joguem a favor de objetivos estratégicos maiores – característica fundamental dos portais corporativos, que os diferenciam das intranets departamentais.

Não obstante a constatação de que a maioria das instituições ainda está longe de alcançar bons níveis de estruturação nos portais corporativos, alguns dados indicam que elas estão esforçando-se para avançar. Ainda que estes portais ainda não tenham atingido o melhor resultado, indicam que boa parte das instituições está fazendo um investimento crescente no segmento.

Serviço

Data: 18 a 20 de outubro
Local: Grand Hotel Mercure – Rua Joinville, 515, Ibirapuera – São Paulo/SP
Informações pelo telefone (11) 3017 6888 ou no site www.ibcbrasil.com.br