Estratégias para o CRM Social de sucesso

0
1

A inteligência de mercado e a interatividade nas redes sociais devem caminhar juntas. “De nada é válida e informação obtida nesses novos meios se a empresa não sabe como empregá-las”, afirma Marcelo Cardoso, diretor de marketing da Gonow. O diretor indica que a empresa deve primeiro traçar suas estratégias, para depois criar uma solução que auxilie a companhia a buscar nas redes sociais as informações que ela procura. 
Outro ponto sugerido por Cardoso é o treinamento do funcionário que está a frente das mídias sociais. “O colaborador precisa estar treinado e preparado para tal responsabilidade, pois ele será responsável por responder dúvidas, reclamações e registrar sugestões sobre os produtos ou serviços”, completa.  O diretor afirma também que essas práticas são totalmente manuais e que precisam estar alinhadas com a tecnologia de CRM para que tudo funcione bem. 
“O CRM até agora era visto de duas formas: o CRM operacional e o CRM analítico. Com as redes sociais surge o CRM Social, em que a atuação do marketing no sentido de comunicação é indispensável”, comenta Cardoso. Ele ainda afirma que o mesmo é válido para as operações de suporte que devem estar prontas para responder aos problemas reportados nas redes. 
“É interessante observar que o CRM é um tema importante tanto na área de TI como de negócios. Com um cenário tão novo assim, as oportunidades para desenvolvimento de novas ferramentas que apóiam o CRM Social são enormes”, comenta Marcelo Cardoso. 
O diretor finaliza afirmando que o CRM Social é um exemplo de ação empresarial que deixa claro a necessidade de um conhecimento profundo das áreas para se alcançar um objetivo. 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorJequiti lança blog
Próximo artigoXI Prêmio ABT prorroga inscrições