Etiqueta inteligente permite “diálogo” com cliente

0
11


A Coss Consulting, empresa brasileira voltada a serviços e soluções para as estratégias de relacionamento com o mercado, realiza hoje (14/02), o pré lançamento do ID SMART Center – Centro Nacional de Soluções Inteligentes Baseando em Tecnologia de Identificação por Radiofreqüência (RFID) no padrão Eletronic Product Code (EPC). O objetivo principal deste centro de competência é desenvolver trabalhos na área de inovação da gestão empresarial, por meio da utilização da tecnologia de identificação por radiofreqüência com etiquetas inteligentes ativas (etiqueta eletrônica com bateria) e/ou passivas (etiqueta sem bateria).

O RFID/EPC, também conhecido como tag RFID, e-tag ou etiqueta inteligente, é uma tecnologia inovadora composta por um micro chip capaz de armazenar grande volume de informações sobre produtos e materiais. Segundo o sócio-fundador da empresa, Fredy Valente, o micro chip conectado a uma antena, montado em algum tipo de adesivo ou rótulo pode ser aplicado em produto, caixa, palete, pacote ou objeto. Esta é a tecnologia que vai substituir o código de barras atual nos produtos.

A tecnologia permite a leitura e identificação automatizada do produto, possibilitando a criação de produtos inteligentes. Exemplo: um sanduíche pode avisar o consumidor que seu prazo de validade está vencido, ou as roupas podem avisar as máquinas de como elas devem ser lavadas. “Esta é também a base tecnológica para a Casa do Futuro,” diz Valente.

Para as empresas, a etiqueta inteligente permitirá ainda que processos como reabastecimento de produtos acabados na central de distribuição, no estoque ou nas prateleiras e gondolas dos diversos canais de vendas, sejam feitos de forma automática e instantânea. “Esse benefício vai dar a visibilidade total do estoque tanto em quantidade quanto em localização física dos produtos em todos os pontos da cadeia de abastecimento, o que deve reduzir custos, diferenças físicas e contábeis”, afirma o empresário.