Evolução da terceirização de TI

0
2



As exigências do usuário final, da economia, da segurança e do meio-ambiente estarão entre os fatores principais de influência nas decisões de terceirização da tecnologia em 2009, de acordo com Larry Guevel, vice-presidente de planejamento estratégico de negócios para a área de Terceirização Global e Serviços de Infraestrutura da Unisys.

 

“Os clientes nos dizem que os desafios econômicos que enfrentarão em 2009 e posteriormente, exigirão a avaliação contínua e os ajustes da maneira como eles adquirem e gerenciam a infraestrutura de TI”, diz Guevel. “Eles querem ter certeza de que suas práticas de gerenciamento de infraestrutura de TI não ofereçam somente eficiências operacionais e custos reduzidos, mas também permitam uma vantagem competitiva em seu setor.” A Unisys prevê os seguintes desenvolvimentos para próximo ano:

 

1. A dificuldade da economia global forçará as empresas a reexaminarem os processos e as eficiências comerciais, gerando interesse nos modelos de gerenciamento de TI de última geração. Guevel afirma que os contínuos desafios econômicos de 2009 irão acelerar uma tendência de gerar despesas operacionais de TI em vez de custos capitais, comprando serviços em vez de ativos. Como resultado, as grandes empresas buscarão vantagens nas tendências emergentes, no modo como os fornecedores de terceirização gerenciam e implantam a infraestrutura de TI da qual o fornecedor é o proprietário.

 

2. O usuário final se tornará um participante essencial no modo como as empresas usam a terceirização. Decisões de TI costumam ser iniciadas e encerradas com o CIO. Agora, os usuários finais, especialmente as vendas geradoras de receita e os funcionários de serviços ao cliente que trabalham diretamente em campo, terão mais responsabilidade ao determinar onde e como os investimentos de TI serão feitos, Guevel prevê.

 

3. As opções de conectividade mais amplas levarão à urgência de novas soluções de segurança gerenciadas. Uma mão de obra que usa cada vez mais a tecnologia de consumo para acessar informações comerciais confidenciais armazenadas em dispositivos móveis aumenta consideravelmente o desafio da segurança. As empresas que permitem que os usuários tenham um número crescente de opções de conectividade devem garantir o fornecimento de soluções de segurança igualmente sofisticadas para proteger suas informações críticas.

 

4. A tecnologia sustentável continuará ganhando espaço nos compromissos de terceirização à medida que a justificativa comercial para isso se torne mais evidente. Em 2009, os prestadores de serviço adotarão cada vez mais uma TI “verde” sustentável nas soluções de terceirização, tanto no data center como em ambientes de local de trabalho distribuído.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVagas para lecionar MBA
Próximo artigoBrasilveículos dentro das regras