Na contramão do varejo físico, que cada vez leva menos pessoas às lojas, o m-commerce cresce rapidamente. De acordo com um levantamento da Betalabs, 33% dos consumidores brasileiros procuram lojas virtuais pelo celular. “O crescimento de buscas por dispositivos móveis faz com que a loja virtual seja primeiramente acessada pelo celular e depois para o desktop. Isso já virou uma tendência”, explica Luan Gabellini, sócio-fundador da Betalabs.
A pesquisa ainda revela que a compra do e-commerce no tablet é de 4% e o desktop ainda é o campeão com 63%. Segundo Gabellini, o destaque pelo desktop se deve ao número de pessoas que visitam os e-commerces enquanto trabalham ou que ainda não estão seguras em finalizar a compra via smartphone.
Além disso, 37% dos usuários chegam a um e-commerce pela busca orgânica, 20% por pesquisa paga, 14% entram direto no site que procuram, 11% pelas redes sociais e apenas 5% por e-mail marketing. A pesquisa ainda aponta que o Facebook responsável por 94% de tráfego para as lojas virtuais, uma grande diferença frente a outras plataformas como Twitter e Instagram.
Em 2015, o e-commerce cresceu 22% em relação ao ano anterior e obteve um faturamento de R$ 48,2 bilhões. O ano fechou com 155,5 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 310. Para a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce nacional deve crescer 8% em relação a 2015 e faturar R$ 52,04 bilhões