Observar o que faltava nas grandes lojas de brinquedos infantis e artigos de puericultura foi o que levou o esmero da Baby Stuff, loja do mesmo setor. Oferecer o espaço da mamãe, espaço infantil e o Stop Dog (ambientes onde a mãe pode cuidar do bebê, a criança pode brincar, e o consumidor pode acomodar seu cachorro), são detalhes simples que promovem o conforto para os clientes e a proximidade entre a empresa e os consumidores.
“Nossa fidelização vem de um conceito diferenciado do nosso negócio. Um de nossos clientes já comentou que dá preferência pela Baby Stuff do que para as grandes lojas pelo atendimento personalizado”, comentam Helena Toledo e José Eduardo Toledo, sócios-proprietários da loja. Os proprietários contam que investiram em um software que permite a verificar o padrão de compra dos clientes, assim conseguem informá-los das novidades da loja. “Essa apuração permite um atendimento totalmente focado nas necessidades de cada consumidor”, completam.
Outra atenção que a Baby Stuff teve foi conhecer as deficiências das grandes empresas para não cometê-las e observar o que as crianças da família mais gostavam ou desejavam ter. “Nessa linha optamos por proporcionar um ambiente mais familiar e também não comercializar apenas produtos de marcas renomadas. Oferecemos aos clientes brinquedos que compramos para o nosso filho”, explicam.
Enquanto a delicadeza da Baby Stuff conquista os pais e as crianças, o diferencial da Sampling Planejamento, empresa especializada em soluções para atender aos requisitos legais e normativos em segurança, meio ambiente, saúde e qualidade, está na agilidade para oferecer todo o suporte necessário aos clientes que vem de outras cidades ou estados para participar dos treinamentos. “Nossa equipe oferece desde traslados, hospedagem, flexibilidade, alimentação, interpretes para estrangeiros, tudo para que o cliente se preocupe apenas com o treinamento”, explica Fúlvio Rodrigues, gerente de marketing da Sampling Planejamento.
Além disso, a Sampling identificou através de pesquisas realizadas com os clientes, que a maioria deles objetivam uma carreira após o treinamento. “Por isso estamos desenvolvendo o Banco de Talentos, uma base de dados on-line que disponibilizará os currículos de nossos clientes Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, oferecendo oportunidade de um lado e mão de obra qualificada para o outro”, completa.
A fim de estar sempre atenta às necessidades dos seus clientes, assim como na constante busca de aperfeiçoar o serviço, a Sampling realiza a “avaliação de reação”, que é uma pesquisa de satisfação ao término do treinamento. “Cruzamos as informações do nosso SAC com o Feedback dos treinandos, e pesquisa de opinião e afinidade. Levantamos os dados para conhecer e atender as expectativas dos clientes”, comenta Rodrigues.
O gerente de marketing finaliza afirmando que o fato de as PMEs possuírem uma carteira de clientes mais enxuta, comparada as grandes corporações, permite uma relação mais estreita entre as partes. “Conhecer suas expectativas e buscar soluções para essas necessidades são grandes vantagens que as empresas de pequeno porte podem oferecer”, conclui Rodrigues.