O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Expansão do mercado de marcas próprias

As marcas próprias continuam conquistando espaço no mercado brasileiro, já que elas representam, hoje, 6,4% das vendas realizadas em lojas de autosserviço da América Latina, como aponta o estudo realizado pela Nielsen. Ao todo, o mercado movimenta quase R$ 4 bilhões, somando as vendas do Brasil, Chile, Colômbia, México e Porto Rico. Dos países analisados, o Brasil representa 36% do valor total movimentado, seguido pelo México (33%), Colômbia (18%), Chile (10%) e Porto Rico, com 1,6%.
 
“Mesmo com o crescimento do setor, o país ainda apresenta espaços para o desenvolvimento do varejo em marcas próprias. Ainda falta um pouco de percepção do valor das MPs no país. Em alguns outros países, a escolha por esses produtos já é mais acentuada”, comenta o analista de mercado da Nielsen, Jonathas Rosa. O Brasil mostra um crescimento de cerca de 11% em marcas próprias em relação ao ano passado, atrás do Chile com mais de 12%. O terceiro mercado mais promissor é o México, com cerca de 10%, seguido pela Colômbia (8,8%) e Porto Rico (6,4%).
Os produtos considerados commodities são os que mais se destacam nesse mercado, incluindo alimentos e HPC. “Os itens considerados commodities são os melhores estruturados e fortalecidos no setor por não apresentar grande diferenciação de produtos. Os consumidores acabam levando mais em conta a atratividade do custo benefício oferecido”, afirma Jonathas. Produtos básicos como arroz, feijão, óleo e pão são considerados fortaleza no setor de marcas próprias. Já no setor de higiene e beleza, os produtos considerados fortalezas em marcas próprias são lâmina de barbear, enxaguantes bucais e creme dental.
 
No Brasil, quem compra os produtos de marcas próprias são donas de casa, com nível socioeconômico alto, faixa etária de 50 anos e filhos com idade entre 12 e 17 anos. Segundo a pesquisa, as consumidoras residem em lares com três a quatro pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima