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Experiência anterior determina compras

As experiências anteriores com produtos e marcas, bem como as lojas, são fatores importantes que influenciam as decisões de compras dos consumidores latino-americanos de eletroeletrônicos. As experiências têm poder, inclusive, durante as etapas de busca de informações. Esse é um dos resultados obtidos na edição de 2015 do Shopping Monitor Electro, da Gfk. A empresa realizou cerca de mil entrevistas online com consumidores adultos que recentemente compraram ou planejam comprar eletrônicos em cada um dos mercados considerados os principais da região: 
 Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru.
Ao todo, foras listados 18 fatores de influência.  A possibilidade de efetuar o pagamento por meio do telefone celular foi considerada um dos menos importantes em todos os países. A pesquisa ainda mostrou que enquanto os argentinos e chilenos pesquisam os websites dos varejistas, os brasileiros costumam buscar informações nos websites que trazem opiniões de outros consumidores.  Os peruanos e colombianos preferem se informar diretamente nas prateleiras.  Embora não apareçam entre os três fatores de maior influência, as páginas de comparação de marcas e preços também são consideradas relevantes como influenciadores das decisões de compra.
“A finalidade do Shopper Monitor Electro é revelar aos gestores de marcas e aos varejistas exatamente o que os consumidores de cada país estão comprando e por quê. O estudo traz insights sobre as percepções de marca e as preferências dos compradores em todas as categorias de produtos eletrônicos”, assinala a diretora da GfK, Gisela Pougy.

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