Com a ampliação dos negócios em diversas áreas, a Expresso Mercúrio, empresa especializada em transporte rodoviário nacional e internacional com mais de 80 unidades espalhadas pelo Brasil, sentiu a necessidade de investir mais em Tecnologia da Informação para operacionalizar suas atividades. Uma das alternativas foi adotar um software de ERP (Enterprise Resource Planning), para unir os processos de negócios da empresa.
Uma das etapas do projeto foi a definição de uma infra-estrutura de hardware adequada para suportar a demanda do novo software. “Avaliamos a possibilidade de alocar o Data Center fora da empresa, depois percebemos que seria melhor tê-lo dentro de casa”, afirma o gerente da divisão de Tecnologia da Informação da Expresso Mercúrio, Edson Fonseca.
Nesse processo de melhoria, a Service IT Solutions, empresa especializada em soluções customizadas e prestadora de consultoria na área de TI, foi escolhida pela Mercúrio para fornecimento de soluções IBM. “A parceria Service e IBM foi decisiva na nossa escolha”, completa Fonseca. Durante esse período as equipes da Mercúrio e da Service IT Solutions identificaram a necessidade de adquirir ferramentas que oferecessem confiabilidade, gerenciamento maior da disponibilidade de recursos e capacidade de detectar e identificar erros. “Foram seis meses projetando e negociando a infra-estrutura para saberemos quais os produtos necessários para administração”, esclarece o gerente de contas da Service IT Solutions, Artur Weiss. O problema foi resolvido com soluções de backu p IBM e servidor de tecnologia Risc/Unix, além de soluções Tivoli Storage Manager para reduzir custos e melhorar o nível de gerenciamento do ambiente.
Após a aquisição dos produtos, a Expresso Mercúrio precisava de um gerenciador para a nova rede. “Por ser um ambiente crítico, precisávamos de profissionais que pudéssemos confiar e que estivessem capacitados para monitorar nossa infra-estrutura em um sistema 24×7”, comenta Fonseca. De acordo com o gerente de TI da Expresso Mercúrio, o trabalho de implantação das soluções, realizado pela Service IT Solutions , fez com que fosse criada uma afinidade entre as equipes, o que alavancou a possibilidade da empresa gerenciar a nova infra-estrutura.
“Foi neste momento que começaram os trabalhos de definição de escopo de contrato de administração do ambiente da rede da Expresso Mercúrio”, explica Weiss. A partir daí os serviços de administração, monitoração e suporte do ambiente ERP ficaram sob responsabilidade da Service IT Solutions, através do seu Centro de Gerência (CG), área da empresa responsável pela administração de Data Centers. Atualmente existem técnicos da Service trabalhando em conjunto com a equipe de TI da Mercúrio, na própria transportadora, além de uma equipe cuidando de toda infra-estrutura através do CG.