Muito comum em sites especializados em hospedagem, no qual a avaliação dos hóspedes ajuda os interessados no momento de efetuar a reserva, a vivência e a experiência de alunos matriculados na educação superior têm cada vez mais auxiliado os interessados na escolha do curso e a faculdade. Disponibilizado pelo Quero Bolsa, o serviço já conta com 20 mil avaliações de alunos matriculados em mais de 900 instituições de ensino de todo o País. No total, os reviews já abrangem mais de 600 cursos de áreas de conhecimento distintas.
Na plataforma, o interessado consegue visualizar o nível de satisfação em relação à faculdade e ao curso consultado, uma vez que o espaço conta com relatos detalhados dos pontos positivos e negativos. Além disso, o Quero Bolsa disponibiliza a nota média da instituição baseada num cálculo que leva em consideração as pontuações obtidas pelas universidades em avaliações oficiais do MEC e observações de quatro importantes itens pelos estudantes matriculados na instituição: empregabilidade, estrutura, professores e localização.
A ideia não é criar um ranking de faculdades, segundo Marcelo Lima, diretor de relações institucionais da empresa, mas trazer uma percepção mais realista do ensino superior e, consequentemente, beneficiar todos os elos envolvidos na cadeia. “Com essas informações os interessados em cursar uma graduação tem a oportunidade de fazer uma escolha mais criteriosa, enquanto a instituição tem um local onde pode visualizar os elogios, responder a eventuais sugestões e questionamentos, além de verificar os pontos de maior insatisfação constatados pelos alunos matriculados. Com isso, é possível fazer correções de rota num prazo razoável para aperfeiçoar o serviço oferecido aos estudantes em geral”, explica.
De acordo com o executivo, até o momento, 20% dos comentários demonstram algum grau de descontentamento dos estudantes com seus cursos e/ou faculdades. “O atendimento das secretarias, conforto nas salas de aula e segurança são reclamações frequentes. Outro ponto que também aparece entre as queixas, mas com menor recorrência, é a existência de aulas EaD em cursos presenciais”, informa. O diretor do Quero Bolsa revela ainda que a meta é colher avaliações de todas as mais de 2,4 mil instituições de ensino do País, incluindo também as universidades públicas. “Acreditamos que a participação dos alunos pode dar um bom panorama de como está a infraestrutura das instituições e a qualidade de ensino”, comenta.