Falta de confiança

O Brasil é o país que concentra o maior número de consumidores desconfiados a respeito do compartilhamento de dados: 78% dos brasileiros estão preocupados em compartilhar informações pessoais de maneira digital. No âmbito mundial, esta taxa é de 53%. Os números são da pesquisa lançada pela Here Technologies, que mostra a atitude das pessoas em relação à privacidade e compartilhamento de dados em 10 países. O estudo, realizado em parceria as empresas ESOMAR e BuzzBack Research and Cint, ouviu 10 mil clientes de mercados como Brasil, Estados Unidos, Grã Bretanha, Alemanha, França, Austrália e Japão.
Ainda abordando o perfil do consumidor digital brasileiro, a falta de confiança nas empresas é um complicador para a expansão e aprimoramento de serviços no país. De acordo com a divulgação, 52% dos brasileiros estariam mais dispostos a comprar serviços ou usar aplicativos de empresas que conhecem e que lidam com os dados pessoais com transparência.
Em escala global, 26% dos usuários se mostraram informados e afirmaram que sabem o objetivo das empresas que utilizam os dados de clientes. Já aqui no Brasil, esta camada é de 32% e, além disso, 36% dos brasileiros argumentaram que compartilham seus dados porque sabem da necessidade deles para a melhoria dos serviços e aplicativos. Ainda de acordo com a pesquisa, os brasileiros se mostram dispostos a compartilhar seus dados pessoais desde que conheçam quem está os utilizando. A empresa apurou que 44% provavelmente compartilhariam dados de localização se soubessem quando e para que seriam utilizados. Outra constatação feita pelo estudo é de que 68% dos usuários no país provavelmente compartilhariam se pudessem predefinir as preferências de compartilhamento de dados de localização como um procedimento padrão.
Segmentando os serviços em que brasileiros estão dispostos a disponibilizar seus dados, os serviços de aplicativos de mobilidade lideram com 78% da preferência dos usuários. Aplicativos de taxi também têm alta aderência, com 74% de aceitação. Aplicativos de mensagens e filmes/streaming vem logo atrás, com 67% da confiança dos usuários. Por fim, serviços de compartilhamento de vídeos e aplicativos de serviços públicos completam a lista com 59% e 41%, respectivamente. “Nosso estudo mostra claramente que o comportamento do consumidor está mudando no que diz respeito à mobilidade como serviço”, disse Aleksandra Kovacevic, gerente de engenharia de serviços de privacidade da Here Technologies.
O estudo constatou ainda que mais de 70% dos consumidores no mundo compartilham seus dados de localização pelo menos algumas vezes. As pessoas estão mais dispostas a disponibilizar suas informações desde que elas sejam revertidas em algo benéfico, como para aumentar a segurança, possibilitar um serviço ou economizar dinheiro. A pesquisa também indica que é mais provável que as pessoas compartilhem seus dados de localização se souberem para que estão sendo usados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima