Falta de produtos em supermercados caiu

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As festas de fim de ano sempre trazem grandes perspectivas de vendas para o varejo supermercadista. Porém, em 2015, em meio aos efeitos da crise econômica no país, as previsões para o setor não eram muito animadoras. Apesar do cenário, o setor buscou aumentar a disponibilidade de produtos nas prateleiras durante o mês de dezembro. É o que indica um estudo da NeoGrid, que registrou no mês de dezembro queda da ruptura, índice que mede a porcentagem de produtos em falta nos supermercados.

O indicador caiu de 12,03% em novembro para 9,65% no mês seguinte. Um percentual de 20%. Além disso, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apontou que, em dezembro, as vendas do segmento apresentaram alta real de 24,17% ante o mês anterior. Segundo o diretor de relacionamento varejo e indústria da NeoGrid, Robson Munhoz, a queda na ruptura está relacionada à tentativa do varejo de melhorar os resultados de 2015. “Os supermercadistas resolveram abastecer as lojas, pois viram no período de festas, quando as pessoas recebem o 13º salário, uma oportunidade para aumentar as vendas e reverter os saldos, ainda que no último momento”, explica.
 
Outro motivo para a queda da ruptura é o aumento na cobertura de estoque, índice que aponta o número de dias que o estoque cobre a demanda do consumidor. De acordo com os estudos, em novembro, houve um aumento de 44% do indicador, que passou de 92,95, em outubro, para 133,65 dias no mês seguinte. O aumento da cobertura ocorreu, porque houve melhor balanceamento do mix de produtos pelos varejistas, que precisam garantir que determinados itens. Geralmente, consumidos no período de festas, estejam disponíveis nas prateleiras dos supermercados.