Uma federação que reúne 11 cooperativas agrícolas estaduais precisa de organização e agilidade para tomada de decisões. Por esse motivo, a Fecoagro – Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina optou por modernizar os sistemas de TI e implementar uma ferramenta de gestão empresarial, capaz de facilitar a rotina e otimizar os processos.
A escolha da solução da Mega Sistemas foi realizada por meio de uma licitação pública e recebeu investimento de R$ 164 mil. Além do custo mais competitivo, dois aspectos foram fundamentais. A empresa ofereceu uma solução especialmente desenvolvida para as necessidades do segmento agrícola e a possibilidade de customização da mesma para demandas específicas da Fecoagro. “A instituição precisava de uma solução que facilitasse os processos internos e promovesse melhoria e modernização das informações disponíveis”, afirma Jacira Farina, gerente administrativa e financeira da Fecoagro.
A implementação, que teve início em maio de 2008 e será finalizada em seis meses, contempla a integração de todos os módulos, incluindo o Mega Empresarial e o Mega Manufatura. Vale ressaltar que a Fecoagro necessitava ainda de uma plataforma que transmitisse confiabilidade e integrasse as operações, o que facilita a rotina diária da federação de assessoria comercial com as cooperativas de Santa Catarina, bem como a atualização de informações sobre o mercado de grãos.
Outro benefício da solução é a possibilidade de coordenar o fluxo de caixa, pagamentos, contas a receber, processos internos e administrativos. “Devido a falta de uma solução adequada, havia muito retrabalho, o que tornava o processo lento e tirava a credibilidade das informações apuradas. Agora temos pleno controle dos setores de estoque e financeiro, com dados rápidos precisos, proporcionando atendimento menos burocratizado”, confirma a gerente.