Fidelização pela diferenciação



“Em previdência privada o relacionamento com cliente é a longo prazo, por isso é importante oferecer serviços que facilitem o acesso às informações sobre o plano com o máximo de transparência”, afirma Luiz Barsotti, diretor executivo comercial. A troca de provedor depende do nível de informações que o segurado recebe, diz. “Muitas vezes o cliente é tentado a mudar pela embalagem, sem conhecer as condições comerciais, uma vez que os produtos de previdência são padronizados”, completa.


Barsotti explica que as empresas precisam criar novos atrativos para diferenciar os produtos e atrair novos clientes, pois, só assim, o mercado terá crescimento significativo. Seguindo essa máxima, a Metlife mantém uma área de relacionamento comercial responsável pelo atendimento diferenciado a corretores e clientes. “Pretendemos ampliar o leque de serviços prestados por esta área, assim como a freqüência dos contatos, a fim de estreitar o relacionamento e aumentar a fidelização. Os diferenciais em serviços disponibilizados pela área de relacionamento são os que mais contribuem para isso”, diz.


Para tanto, as equipes de vendas da MetLife são focadas no atendimento a corretoras de seguros, bancos, financeiras e operadoras de cartão de crédito, que, por sua vez, vendem produtos para outras empresas e pessoas físicas. No entanto, mesmo tendo como foco o atendimento aos canais de distribuição e não especificamente ao cliente final, os funcionários e principalmente o time de vendas fazem um programa de imersão que dura três dias.


O programa é baseado em treinamentos cujos temas são os princípios éticos da MetLife que devem ser seguidos por todos e traz o histórico da companhia com portfólio detalhado de produtos com foco no cliente, ferramentas de tecnologia que aumentem a produtividade em vendas, palestras sobre as funções de cada área da empresa e técnicas de vendas.


“Ter a informação disponível é algo imprescindível e a MetLife acredita que as ferramentas de TI são fundamentais nesse processo”, comenta Barsotti enquanto fala dos portais da companhia. Ele explica que o portal permite aos clientes a visualização e conferência das condições da apólice, de faturas emitidas, envio de arquivos para movimentação mensal de segurados, recebimento das faturas por e-mail, acompanhamento dos processos, entre outras funcionalidades.

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