Fique de olho: novas ISO 9001 e 14001

Autor: Leonardo Basílio
Em meio à crise e em um mercado competitivo por natureza, cada diferencial é muito importante na hora de conquistar o cliente. E ter uma certificação pode ser a cereja do bolo. O detalhe que vai garantir o tão esperado “sim” do cliente. As ISO 9001 e 14001 são normas que têm como objetivo estabelecer processos gerenciais a fim de garantir que todo o produto ou serviço seja entregue conforme as especificações solicitadas, acordo às questões ambientais e legais das mais diversas localidades. Ou seja, a garantia de receber o que se contratou ou comprou, sem surpresas desagradáveis. Ter uma certificação ISO muda a vida da empresa – interna e externamente, não há dúvida.
Internamente, os ganhos são muitos, como padronização nos processos, domínio do histórico da empresa, aumento da produtividade, eficiência dos relatórios, entre outros tantos. Externamente, há uma melhoria considerável na imagem da empresa, significando um diferencial frente à concorrência, o que pode representar a concretização de um negócio. A cada oito anos a ISO passa por uma revisão, para se manter atualizada e em linha com a realidade mundial e com o consumidor cada vez mais exigente e ciente de seus direitos. É o que está acontecendo agora, com a chegada das ISO 9001: 2015 e ISO 14001: 2015, recém anunciadas e validadas, respectivamente, pelos Comitê Brasileiro-25 e  Comitê Brasileiro-28, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 
A nova revisão apresenta alterações significativas, isso porque ainda hoje é muito comum ver organizações que entendem a ISO 9001 como um processo à parte da empresa. Mas a nova versão a norma adota critérios de estratégia, ou seja, está muito mais voltada para o planejamento e metas da empresa. Não terá mais como falar em Gestão Estratégica da Organização e não relacionar com os requisitos da ISO 9001. E o que isso muda para você, empresário e gestor? Isso quer dizer que todas as organizações que já são certificadas na ISO 9001 terão três anos a partir desta data para implementar as atualizações. 
E as empresas que estão passando pelo processo de certificação atualmente já terão que certificar de acordo com as regras da versão 2015. Essa adequação precisa ser realizada o quanto antes para não acontecer imprevistos. É importante envolver e treinar os profissionais nas empresas, entender as mudanças necessárias a serem feitas, fazer a revisão de todo o processo identificando pontos que não atendem as novas exigências, planejar tudo o que deve ser adaptado e se antecipar ao mercado. Mas o consumidor tem um papel muito importante nesse cenário também. Afinal, é dele a responsabilidade de procurar – e escolher – uma empresa certificada no momento da contratação de um serviço ou aquisição de um produto. Atualmente, mais de um milhão de empresas têm a ISO 9001. A certificação traz ética e transparência para a relação das empresas com seu público interno e externo. Cabe a nós, clientes ou empresários, decidir com quem queremos nos relacionar.
Leonardo Basílio é diretor executivo da Learn Business e membro do CB-25. 

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