Fnac otimiza atendimento de nova loja

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A rede de lojas de cultura e tecnologia Fnac, atualmente com sete unidades no Brasil, decidiu apostar na padronização ao inaugurar a loja do Shopping Morumbi, em São Paulo, em outubro de 2006. “A idéia era melhorar a administração da loja, garantindo a segurança e a qualidade no atendimento ao cliente”, conta Fabio Selingrin, gerente de tecnologia da Informação da Fnac.


Para conseguir escolher a solução que melhor atendesse a demanda, a Fnac contou com a ajuda da Empower Technologies, empresa especializada no fornecimento de thin clients e computação baseada em servidores, e que já havia trabalhado com a rede quando o grupo chegou ao País. “Pelo perfil do cliente e o tipo de solução solicitada, percebemos que a melhor opção era adotar na nova loja os thin clients da Wyse”, conta Gustavo Pontes, gerente de relacionamento da Empower.


Assim que a Fnac decidiu adotar os terminais, a Empower começou, em março de 2006, a fazer todos os testes com os aplicativos do cliente e as homologações dos terminais. As máquinas também foram configuradas para rodar o Challenger, sistema de gestão empresarial desenvolvido internamente e utilizado pela Fnac tanto pelos atendentes nas lojas, quanto em todo o backoffice da rede. Esse processo foi concluído em outubro, de acordo com o cronograma de abertura da loja.


Além de padronizar toda a unidade Morumbi, a adoção de 55 thin clients da Wyse também ajudou a Fnac a reduzir significativamente os gastos com energia, hardware e até mesmo com software. “Hoje estimamos que o custo total com os thin clients foi até 15% menor do que se continuássemos a investir no modelo anterior, baseados em PCs”, avalia Fabio. Os terminais são utilizados atualmente em todas as operações da unidade Morumbi pelos 130 funcionários que trabalham na loja. “Outra vantagem do thin client também é a liberação do espaço. Antes, perdíamos muito com os gabinetes das CPUs tanto embaixo como em cima dos balcões. Isso acaba refletindo diretamente na qualidade e na rapidez do atendimento aos nossos clientes”, pondera.