Foco nas atividades estratégicas

0
3



Há 42 anos no mercado brasileiro, a ADP, empresa de soluções para recursos humanos, faz o processamento da folha de pagamento de aproximadamente 550 mil trabalhadores no país. Justamente pela especialização nesse serviço e por já conhecer a atuação da empresa junto às outras filias internacionais, é que a divisão diagnostics da Roche decidiu investir na terceirização da folha. Em setembro de 2004 iniciou o primeiro processamento de folha pela ADP, para 240 colaboradores.

 

“Nossa principal motivação foi deixar a realização do serviço sob responsabilidade de uma empresa especialista para, assim, voltar a atenção da equipe de RH aos temas de desenvolvimento, retenção, acompanhamento de performance, entre outras atividades estratégicas”, explica Edson Fermino, coordenador de folha e serviços da Roche.

 

Outro importante benefício foi a flexibilidade do ADP Expert, 100% on-line, para se integrar aos sistemas de ERPs existentes no mercado. “A solução e a equipe de implantação da ADP possuem componentes, parâmetros e processos específicos para realizar essa integração de forma ´amigável´”, explica o diretor de implantação da ADP, Mauro Soares.

 

Dessa forma, os serviços contratados ajudaram a Roche Diagnostics a transformar os processos internos, por meio da diminuição do fluxo de papéis, com a eliminação da impressão dos contracheques, avisos de férias, folhas analíticas e outros relatórios comprobatórios, por exemplo. Também proporcionou a integração dos colaboradores, do aumento da velocidade de execução das tarefas e, principalmente, da economia e ganhos tecnológicos em escala. “Contamos com um parceiro que está alinhado com as melhores práticas do mercado, além do comprometimento, cumprimento dos prazos e da execução de processos bem definidos, inclusive para a condução de falhas, com registro na ferramenta Portal de Serviços ADP, via web”, ressalta Fermino.

 

As ferramentas do ADP Expert garantem acesso 24 horas, atualizações legais, suporte permanente, parametrização sob demanda, acompanhamento e controle dos processos e das métricas de desempenho. “Desde o início da implantação até agora, o modelo estabelecido para a Roche Diagnostics recebeu adaptações com novos produtos da ADP, visando sempre a melhoria de processos, com foco nas necessidades internas, transparência e práticas legais. Conseguimos reduzir o consumo de papéis e de tempo em relação aos processos anteriormente adotados”, comenta Fermino.

 

O próximo passo será a implantação do Painel do Gestor. Com esse serviço, os gestores de cada área da empresa terão autonomia para fazer solicitações, gerenciar as férias, alterações de cargo e função, aumentos salariais e demais ações ligadas aos seus funcionários diretos, além de consultar informações quanto ao quadro de empregados e a liberdade para abrir chamados ao RH, como a requisição de um processo seletivo para a abertura de uma vaga.