Fogás dá salto tecnológico com ERP e CRM


A Fogás, empresa especializada em envasamento e distribuição de gás liquefeito de petróleo, transporte fluvial a granel e requalificação de vasilhames, localizada em Manaus, acaba de implementar do mySAP ERP e mySAP CRM realizada pelo Grupo Procwork, empresa de serviços de consultoria e integração de soluções de tecnologia da informação.

Presente numa região onde uma parte significativa do transporte de produtos é feita pelo rio, o que gera a dependência dos períodos de baixa das águas para que haja o tráfego das balsas em algumas regiões – ciclo que pode chegar a 60 dias, a Fogás por meio da implementação do sistema de relacionamento com o cliente da SAP visa controlar a periodicidade da demanda dos produtos de cada distribuidor e, com isso, planejar melhor a sua produção, acompanhando efetivamente as revendas e as necessidades de cada localidade.

“Quando nossos distribuidores chegam com suas balsas para retirar os vasilhames sem nenhuma programação, a produção normalmente é comprometida, pois temos que disponibilizar a quantidade que ele precisa sem que nosso estoque esteja preparado para atendê-lo, o que prejudica a venda para outros canais. A partir desse planejamento, que será possível com a integração dos sistemas de ERP com o CRM, conseguiremos nos organizar no sentido de prever cada venda, melhorando o atendimento ao revendedor e, conseqüentemente, ao consumidor final”, comenta Sheila Silva, gerente de projetos.

Em relação ao acompanhamento do estoque de vasilhames, a Fogás deixou de realizar um fechamento manual e passou a operar de forma integrada nas áreas de produção, faturamento e distribuição, otimizando por completo todo o ciclo. Já no que diz respeito ao controle de produção, que era pouco informatizado em relação aos insumos utilizados, hoje é apurado de forma detalhada durante todo o processo produtivo.

Outra característica da solução de CRM que a Fogás passa a utilizar é o atendimento personalizado on-line integrado ao ERP. Isso permitirá à empresa controlar cada ocorrência gerada por meio dos contatos com os clientes, seja para novas vendas, solicitações de serviços ou pesquisa de satisfação, por exemplo. O objetivo é fazer com que cada contato tenha uma resposta rápida e eficiente, além de manter os históricos registrados numa única base de dados. Essa centralização possibilita oferecer um atendimento mais personalizado. Outra funcionalidade que está sendo implementada é o tratamento de novas oportunidades de negócios, que já é possível identificar e registrar no sistema de CRM, assim como o acompanhamento dado pela área de vendas.

A programação de visitas dos coordenadores aos clientes e revendedores para confirmar a pontualidade do abastecimento também é outra rotina que passa a ser assistida pelo sistema. “Esse processo nos permite controlar melhor o atendimento e o tratamento dado para cada caso de ocorrência surgida através do contato realizado no momento da visita, como por exemplo, a não-conformidade detectada no estabelecimento do revendedor ou alguma carência no abastecimento”, resume Sheila.

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