Fórum discute tendências na Gestão de Pessoas

0
11

Fórum de Presidentes, promovido pelo Sistema Nacional ABRH, acontece neste dia 6 (sexta-feira), em São Paulo. O evento reúne os principais líderes de organizações privadas e públicas para discutir as últimas tendências na Gestão de Pessoas. Neste ano, o Fórum de Presidentes segue o tema do 10º Congresso Mundial de Gestão de Recursos Humanos e 30º Conarh, “Building Connections, Getting Results – Conexões que Geram Resultados”. O evento mundial, inédito no Brasil, acontece de 17 a 20 de agosto, no RioCentro, Rio de Janeiro (RJ).
A pauta do Fórum de Presidentes foi definida a partir de uma pesquisa prévia com os dirigentes convidados, de acordo com os eixos de discussão definidos para o 10º Congresso Mundial. “Os três principais pontos de debate serão: o desenvolvimento de líderes nos dias atuais; os resultados concretos da Conectividade na geração de riqueza para as pessoas e organizações; e o papel do RH nos novos contextos definidos pela Conectividade”, detalha Rosa Alba Bernhoeft, coordenadora do IV Fórum de Presidentes.
Espera-se a presença de cerca de 100 executivos. “Cada um deles foi motivado a se preparar para o fórum, estabelecendo networks com outros dirigentes e com os Gestores de Pessoas de suas próprias organizações”, conta a coordenadora.
Alguns dos nomes confirmados são Oded Grajew (Instituto Ethos), Oswaldo Melantonio (Ticket), Helio Magalhães (American Express do Brasil), José Mauro Leal Costa (Algar), João Carlos Regado (Golden Cross), José Gallo (Lojas Renner) e Elcio Aníbal de Lucca (Serasa), entre outros.
No dia do evento, serão formados grupos de trabalho coordenados por facilitadores que também são presidentes de corporações, como Newton Neiva Jr. (VisaVale), Luiza Helena Trajano Rodrigues (Magazine Luiza), Deiwes Aparecido Rubira de Assis (ING Barings), Roger Ingold (Accenture).

Propostas concretas
Os participantes do IV Fórum de Presidentes serão motivados a refletir sobre os temas, mas também a propor ações concretas que levem em conta a realidade de suas empresas. “O documento final, que será apresentado no 30º Conarh, deve responder de forma prática à seguinte questão: o que os presidentes propõem concretamente, a partir das pessoas que estão hoje dentro das suas empresas, para motivar a Conectividade?”, explica a coordenadora do evento.
Uma novidade neste ano será a produção de um livro com os pensamentos dos participantes. “No próprio questionário da pesquisa pré-evento, há um espaço para que o presidente registre suas reflexões. Esse conjunto de pensamentos dos principais líderes empresariais do País será a matéria-prima da publicação.”
Além de convidar os principais executivos de empresas com longa experiência de liderança, o IV Fórum de Presidentes também buscou a participação de jovens dirigentes. “Queremos saber o que pensa a nova geração que está assumindo a direção das organizações no País”, conclui Rosa Alba Bernhoeft.
Os resultados do IV Fórum de Presidentes serão apresentados na abertura do 30º Conarh, no primeiro dia do 10º Congresso Mundial, juntamente com as conclusões do III Fórum de Trabalhadores e do II Fórum de Jovens.
Os executivos vão revelar os resultados das discussões em uma Coletiva de Imprensa, às 13h30, no Hotel Sofitel Ibirapuera (Av. Sena Madureira, 1355), em São Paulo (SP).