Forum SMS atinge os objetivos traçado

0
2


O Forum SMS, grupo da indústria de telefonia móvel que fomenta e promove o SMS para o benefício da indústria wireless global, anunciou hoje que, após atingir com êxito o objetivo de introduzir padrões universais de SMS, não serão necessários trabalhos adicionais do grupo. Os membros decidiram encerrar as atividades devido à adoção universal dos protocolos padronizados. Com o estabelecimento sólido destes protocolos na indústria, os fornecedores estão agora produzindo serviços SMS inovadores sem o risco de divergência de padrões ou a necessidade de intervenção do forum. As atenções da indústria agora estão voltadas ao enriquecimento das mensagens com multimídia e estão dando maior ênfase aos foruns do que ao SMS separadamente, tais como a Aliança Móvel Aberta (OMA) e o Projeto de Parceria de Terceira Geração (3GPP).

Estabelecido em 1997, o Forum SMS contribuiu de forma significativa para o sucesso global do SMS, principalmente ao conduzir a evolução da especificação SMPP, que se tornou o padrão industrial para SMS. Também lidou com questões de interoperabilidade global de SMS e foi o pioneiro nos protocolos de acesso de mensagens XML para conteúdo móvel e jogos. “Nos primeiros anos, o Forum SMS foi útil para tratar de questões globais de SMS, discutindo possíveis soluções e assegurando a adoção de padrões estabelecidos. O grupo unificou um mercado dividido em um protocolo comum, aceitado amplamente, contribuindo significativamente para o grande sucesso do SMS”, comenta Arie Kuijt, diretor-executivo de estratégia da LogicaCMG.

A LogicaCMG, empresa que preside o comitê e responsável pela definição do protocolo original de mensagem curta peer-to-peer (SMPP), permanecerá como guardiã do protocolo e prosseguirá com o seu papel ativo na inovação em mensagens para plataformas SMS, MMS e IP.