GAD’ cria nova marca do Grupo Dilly Clássico

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Com um novo posicionamento corporativo, desenvolvido pelo GAD’ – consultoria de branding e design- nasce o Grupo DASS, que consolida a fusão iniciada em 2003 dos grupos Clássico (SC) e Dilly (RS). A organização responde pela comercialização anual de mais de 10 milhões de peças de artigos esportivos, registrando um faturamento de R$ 433 milhões em 2006. O Grupo, que passa a ter sede em São Paulo, possui 10 unidades estrategicamente distribuídas pelo Brasil. Com atuação consolidada em outros países, agora projeta a internacionalização. “Vivemos num mercado em constante transformação e temos a responsabilidade de acompanhar essa evolução”, avalia Vilson Hermes, presidente do Grupo DASS.

O Grupo DASS começou a formar-se por meio de uma operação de compra e venda de participações, em agosto de 2003, que resultou na mesma composição societária para as duas empresas. Nos três anos e meio seguintes, foi pacientemente construída uma nova cultura empresarial. O processo se consolida com adoção da nova identidade, embasada nos valores “Integridade, Competência, Superação e Estilo”. “Nosso ponto de partida foi identificar competências, forças, sinergias e vocações das duas companhias para criar uma única forma de se expressar e de conduzir os negócios”, explica Fernando Sganga, diretor de Estratégia do GAD’.

O trabalho do GAD’ teve início na investigação e análise do histórico das duas empresas, como a visita às fábricas no Nordeste e Sul para entender e visualizar a dimensão do negócio e reunir percepções sobre o público interno. Além disso, foram feitas entrevistas individuais com os gestores, colaboradores, fornecedores, distribuidores e clientes. “Essa primeira fase nos deu uma grande compreensão das diferentes culturas e subsídios para identificar competências e complementaridades entre as duas empresas”, conta Fernando.

Ainda na fase de investigação, o GAD’ concluiu que para o grupo era importante assumir um novo posicionamento e decidiu-se por especialista em esportes. Apaixonados por marcas. Segundo Fernando, esse conceito expressa a força, a experiência no mercado esportivo e na gestão de marcas, além da coragem de inovar e mudar padrões. Em apenas dois meses de trabalho, foi definido a necessidade de se adotar um nome que simbolizasse esse novo momento e que unisse os valores da marca à força e solidez do Grupo. O nome DASS foi escolhido após estudos desenvolvidos pelo GAD’ e representa uma contração de Dilly + Clássico. “O objetivo foi preservar a história das duas marcas aliado ao novo posicionamento da corporação”, diz o diretor.