Gaio lança versão cognitiva

0
16
A Gaio, plataforma de big data, disponibiliza a versão Gaio Cognitiva, por meio do reconhecimento da fala. Assim como a versão tradicional, lançada em maio deste ano, o Gaio Cognitivo também poderá ser utilizado gratuitamente. Segundo o idealizador da plataforma, Eder Balbino, o usuário não terá de desenvolver sistema, uma vez que por trás da interface do Gaio estão algoritmos cognitivos construídos com base em toda a inteligência da ferramenta. “Conseguimos combinar a compreensão da fala do ser humano à busca de dados nos sistemas da empresa”, destaca.
O fato de a ferramenta possuir um ambiente de análise que permite conectar, transferir, combinar e criar indicadores, favorece a interpretação, em tempo real. O aplicativo entende o que é necessário executar e devolver ao comando de voz. Uma vez recebido este comando, a mensagem é convertida em texto e analisada pela ferramenta. “O método utiliza de palavras-chave que indicam onde devem ser feitas a busca e a análise de dados. O usuário pode solicitar a busca sem a utilização de frases pré-determinadas ou scripts, o que confere ampla autonomia e inúmeras possibilidades de busca”, afirma Balbino.
Outra novidade é que para utilizar o Gaio e todos os recursos, o usuário não terá de investir em infraestrutura própria. A oferta na nuvem além de reduzir investimento, permite a utilização imediata, podendo ser acessado de qualquer lugar que possua conexão à internet. Há ainda a capacidade ilimitada de armazenamento de arquivos e, consequentemente, redução de custos de aquisição, entrega e manutenção de uma infraestrutura complexa.