Considerando-se que quando o assunto são dados corporativos, prevenção nunca é demais, devido a isso a Galderma, empresa do grupo Nestlé especializada em produtos dermatológicos, optou, há mais de dois anos, por manter um site back up em regime de outsourcing. A empresa terceirizou sua infra-estrutura de TI, que inclui servidor com todos os sistemas operacionais e espaço físico, com nove estações, fax e impressoras, da Computeasy, fornecedora de tecnologia e soluções corporativas. De acordo com Rosângela Lopes, gerente de TI da Galderma, a idéia é ter um desaster recovery com o objetivo de preservar dados, sistemas operacionais e, principalmente, não correr o risco de parar.
Rosângela salienta que o principal benefício do modelo é a rapidez no acesso aos sistemas da empresa, que, na ocorrência de qualquer problema ou mesmo de fatalidades, entram em funcionamento em apenas duas horas. Neste sentido, a Computeasy mantém a cópia do servidor em HDs com todas as informações dos sistemas operacionais, inclusive do ERP e de arquivos de usuários, o que permite a continuidade de abastecimento do mercado, mesmo trabalhando sob contingência. O back up diário, feito por uma empresa especializada em armazenamento magnético, é restaurado na Computeasy, preservando informações vitais do negócio, pesquisas e pareceres até o dia anterior.
Outro benefício, segundo a executiva, é que este modelo isenta a empresa de preocupações com manutenção dos equipamentos e ainda evita a sub-utilização dos seus ativos. Além disso, com a terceirização é possível aumentar a capacidade dos equipamentos sem impactar no ativo interno. Mensalmente, a empresa realiza testes nos equipamentos e aplicações para garantir seu pleno funcionamento.